Artigo

UMA SEMANA ABENÇOADA

“O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria” (Ec 9.10)

O final do mês abril me proporcionou uma semana abençoada. Em Campinas várias reuniões das lideranças denominacionais. Diretoria da CIBI, UMBI, EDITORA, FEPAS e outras. Aliado ao trabalho sério, a oportunidade de rever colegas e ter comunhão.

Quarta-feira à noite (26) houve um Culto de Ação de Graça em Paulínia pelos 90 anos de existência do nosso jornal Luz nas Trevas, em que vários irmãos, que tiveram significativa atuação nesta história, foram homenageados. Entre eles: Nivea Falcão, Pedro Mendes, José Tomaz Rodrigues Lima, José Rodrigues Machado, Walter Natchigall, Leif Ekström, e, in memoriam:“Alcides Gonçalves dos Santos e Martinho M. Mendes”. Fomos acolhidos pelo pastor Rubinho, que nos ofereceu saborosa refeição de caldos quentes. Sob a liderança do pastor Elton Melo, presidente da Editora Batista Independente, pregou a Palavra de Deus, sempre de maneira clara, objetiva e profunda, o pastor José Tomaz Rodrigues Lima. Na ocasião, foi entregue um quadro a cada homenageado, lembrando-se de seu trabalho junto à história do nosso Luz nas Trevas. Para a entrega, como mestre de cerimônia, atuou o nosso irmão Gilson de Mello Silveira, 1o secretário da Editora.

Nessa semana revi parentes que moram em Campinas e Sorocaba, entre eles minha mãezinha de 93 anos de idade. Oportunidades que não podem ser desprezadas, trocar um abraço caloroso com pessoas importantes de nossa história.

No sábado (29), tivemos o Curso de Capacitação para professores e líderes de Escola Bíblica em nosso seminário em Campinas. Foi a quinta edição do curso ministrado pelo irmão Gilson Mello Silveira e eu. Tivemos 39 irmãos participando, de diversas igrejas da região, inclusive uma de Minas Gerais. É tão confortador ver irmãos interessados em treinamento e em manter vivo o ensino da Escola Bíblica Dominical (ainda que em algumas igrejas ocorra no meio da semana). Destacou-se a presença de 13 irmãos da Igreja Batista Independente de Capão Bonito (SP), junto com seu pastor, Leonel, que fizeram grande esforço para participar desse treinamento.

Por tudo isso e muito mais, vale a pena servirmos ao nosso Deus! Pois como disse Salomão: “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria” (Eclesiastes 9.10)
Amém!

Dança na Igreja

É notório a todos nós pastores que os tempos mudaram. Em muitas de nossas igrejas o Cantor Cristão foi abolido desnecessariamente, pois podemos manter um ou dois hinos do cantor e depois ter nossos cânticos de louvor e adoração também. Um não exclui o outro.

Igrejas têm modernizado demais o culto. Luzes apagadas no templo na hora do louvor, luzes diferentes sobre cantores e músicos, etc. Pergunto pastores: não é verdade que alguns de nossos cultos se tornaram mais parecidos com ambientes de danceteria do que igreja? Fala sério, seu coração fica em paz diante desses acontecimentos?

A dança também foi incorporada no ambiente de nossos cultos. Sei que há muita gente séria trabalhando com coreografia e adoração. Isso tem sido um instrumento de

evangelização até! Conheço grupos de dança da JOCUM (Jovens Com Uma Missão) – que realizam excelente trabalho evangelístico. Já vi grupos se apresentando com temor diante de Deus. Mas corremos um perigo muito grande. Cada pastor é responsável pelo que acontece no altar da igreja. Cada parte do culto é responsabilidade do pastor gerenciar. Há pessoas que se apresentam nesses momentos numa verdadeira apresentação de balé. Moças expondo seu corpo em movimentos sensuais. O mesmo acontecendo com homens. Imaginem colegas, “espírito de sensualidade no altar do Senhor”. Estou mentindo? Estou exagerando?

Colegas, escrevo isso com temor e tremor! Tenho me assustado com algumas coisas que tenho visto em minhas viagens por esse Brasil. CUIDADO PASTORES! Eli foi seriamente advertido e punido por Deus por não reprender seus filhos (veja 1 Samuel 3.13). Cuidemos de nossos músicos, cantores, etc. O Altar do Senhor é Santo, porque o Espírito Santo ali está!

Igreja acorde! Líderes acordem! Jesus está voltando! Amém!

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022