Artigo

RETIRO NACIONAL DA UMBI

- “Nos últimos tempos foi o melhor retiro que participei”, disse um colega comentando sobre nosso encontro. De fato, tivemos a presença de mais de 130 pastores e a metade destes acompanhados de suas esposas e alguns vieram com a família toda. Éramos mais de 210 pessoas no total. Foram dias especiais na cidade de Torres – R.S. no hotel A Furninha em que estávamos hospedados.

Quantas coisas boas recebemos e desfrutamos nesse Retiro, cujo ambiente de paz e harmonia, para não dizer “harmonia e aliança” eram notórios a todos. A começar dos preletores, pastores Cláudio Ernani Ebert (Pastor no Ministério Colegiado da Igreja Batista Bacacheri em Curitiba) e Pastor Paulo Antônio de Oliveira (Pastor da Igreja Batista Independente de Brasília – Áreas Octogonais e ex-Presidente de nossa CIBI por vários mandatos); além, evidentemente, de nosso presidente da Ordem, Pastor Paulo Giovani que abriu os trabalhos trazendo uma reflexão sobre os desafios na jornada ministerial na chamada de Moisés. Mensagens inspirativas na perspectiva de um Ministério Bem Sucedido. Muita ênfase na necessidade de uma comunhão íntima com Deus e com a certeza de que a Unção do Espírito (dada a todos os crentes – Sacerdócio Universal); tem na questão pastoral e no uso do púlpito grande relevância.

Outro colega testemunhou que ao adentrar no primeiro culto do encontro orou ao Senhor: “Senhor fala comigo por tua palavra” – (aguardava resposta de Deus para um novo desafio ministerial); qual foi sua surpresa ao ver o versículo do primeiro slide que o Senhor dizia a Moisés: “Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso"(Ex 33.14).

Que bom a cada Retiro Nacional da Ordem, ou nas nossas Convenções da CIBI reencontrarmos amados colegas (pastores e cônjuges e pastoras) de convivência de muitos anos. Perceber que alguns, no alcance da maturidade exibem as cãs com orgulho. Outros aumentaram uns quilinhos (faz parte também). Existem alguns colegas que descobriram algum elixir da juventude, pois parecem que nunca envelhecem, entre eles o Pr. Paulo Sergio Mendes da Bahia e o Pr. Vilson Weiss. Ao encontrar a Ir. Sonia Vargas (esposa de nosso querido Pedro Vargas – in memoriam) ela me abraçou e disse: “Vim aqui especialmente para rever os amigos”. Bênção!

Destaca-se nos plenários da Ordem a aprovação de material apresentado pela comissão eleita na última assembleia para tratar do assunto: “pequenos grupos na Igreja”; que no texto foi aprovado como “Grupo Ame” (Acolhimento, multiplicação e ensino). Fica nossa gratidão pelo excelente trabalho da comissão liderada pelo Pr. Ozéias Nunes de Guaíba – R.S. Na fase seguinte do projeto serão feitas apostilas de estudos no

discipulado e treinamento de líderes visando efetivar o projeto nas Igrejas que se interessarem neste método de trabalho. Este material será editado pela Editora Batista Independente depois de aprovado pelas respectivas casas: UMBI E CIBI.

Houve aprovação da proposta encaminhada pela JET (Junta de Educação Teológica) de que sejam aceitos para fins de ordenação ao Ministério da Palavra certificados dos STBIs que tenham selo holográfico emitido pela JET, assim certificará que o seminário emitente está devidamente credenciado a JET. A contar de 30 de março de 2019 todos os certificados encaminhados para fim de ordenação deverá ter o selo holográfico da JET.

Quanto ao vencimento da carteira ministerial, ficou definido que a data base de vencimento da mesma será dia trinta e um de março do ano vigente. Sendo assim, para que a carteira tenha validade de um ano, a anuidade deverá ser paga anualmente do dia primeiro de janeiro ao dia trinta e um de março de cada ano.

Foi também aprovado em Assembleia o “Planejamento Estratégico” (PE) da Ordem. Há um texto no jornal dando clareza ao assunto.

Nesse retiro a Editora Batista Independente pode lançar alguns livros de nossos pastores, entre eles: A CEREJA DO BOLO – O PRAZER DA LEITURA MOTIVACIONAL E REFLEXIVA – Pr. Roberto Monteiro de Castro, COMO FALAR COM DEUS – Pr. Marcos Ruschel, KOINÉ – CURSO DE GREGO BÍBLICO – NÍVEL INSTRUMENTAL – Pr. Leandro Silva, UMA IGREJA RELEVANTE – 40 DIAS DE JESUM E ORAÇÃO – Organizador: Pr. Elton Batista de Melo. Está sendo lançado nos próximos dias O LIVRO DO DISCIPULADO BÍBLICO – Organizador: Pr. Roberto Monteiro de Castro –(Uma síntese acurada das lições ministradas na RED em 2018).

Com a reeleição do presidente: Pr. Paulo Giovani Ferreira Pereira e dos segundo vice Presidente: Pr. Roberto Monteiro de Castro; 2a Secretária: Pra. Odila Aparecida Carvalho de Sousa ; 2o Tesoureiro: Pr. Ozéias dos Santos Nunes. A diretoria da UMBI para biênio 2019/2020 ficou assim constituída: Presidente: Pr. Paulo Giovani Ferreira Pereira, 1o vice-presidente: Pr. Moisés Lopes da Silva, 2o vice-presidente: Pr. Roberto Monteiro de Castro, 1a Secretário: Pr. Isaac Gomes de Oliveira, 2a Secretaria: Pra. Odila Aparecida Carvalho de Sousa, 1a Tesoureira: Pra. Noemi Burger Demico, 2o Tesoureiro: Pr. Ozéias dos Santos Nunes.

A diretoria eleita apresentou o lema para gestão com seguinte tema: “Em um mundo indiferente, faça a diferença”. Fp. 2.25b

O presidente solicitou que os presidentes das seccionais, trabalhem sobre este lema, conscientizando da importância de preocupar-se com os colegas que

sofrem sozinhos no ministério, muitas vezes feridos, abandonados, sem alguém para ajuda-los. O objetivo do lema é despertar os ministros Batistas Independentes, a fazerem todo esforço para ajudar seu companheiro de batalha. Ou seja, não deixar o soldado ferido morrer!

Nossos sinceros agradecimentos pelo trabalho incessante de nosso 1o Secretário, Pr. Isaac Oliveira e a 1a Tesoureira, Pra. Noemi Burger Demico pelo trabalho na confecção das credenciais e ajustes de anuidades. Ao Pr. Ozéias Nunes pela preparação de materiais para o evento e serviço de marketing, inclusive disponibilizando o espaço UMBINews durante as reuniões, que agilizou e modernizou o momento importante dos avisos. Ao nosso Presidente, Pr. Paulo Giovani que tem demonstrado uma liderança firme, sem perder a questão democrática, tão importante na condução de assuntos e questões a serem tratadas. A toda diretoria e equipe (pessoas voluntárias, cônjuges de membros da diretoria) que nos ajudaram na preparação das pastas e outras demandas do evento. A todos nossa gratidão e apreço. Que o Senhor vos recompense.

O lema de nossa ordem para o biênio 2019/2020 tem como tema: “Em um mundo indiferente, faça a diferença”. Fp. 2.25b

Que Deus abençoe a cada ministro da palavra Batista Independente.

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022