Artigo

REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUÇÃO FINANCEIRA

Este assunto - a contribuição financeira contexto eclesial - de fato é um tema importante, mas também polêmico. Todavia, dois exemplos bíblicos mostram-nos como isso era uma prática natural entre pessoas tementes a Deus, desde a antiguidade! Vejamos:

Um está em Gn 14. 20 - "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. Abrão, cujo nome Deus mudaria para Abraão (Pai de numerosas nações), entregou o dízimo ao sacerdote de Deus - Melquisedeque. Isso foi antes da lei de Moisés, antes das regras do tabernáculo e dos ofícios vinculados aos sacrifícios. Todos sabemos que sacerdotes e levitas não possuíam terras para plantar e sobreviver e viviam exclusivamente dos serviços no tabernáculo e no templo.

Outro exemplo de contribuição, encontramos na história do rei Josias. Ao reformar o templo, havia necessidade de recursos financeiros para tal tarefa. Vejamos: "Eles foram entregar ao sumo sacerdote Hilquias a prata que havia sido trazida ao templo de Deus e que os porteiros levitas haviam recolhido das ofertas do povo de Manassés e de Efraim, e de todo o remanescente de Israel, e também de todo o povo de Judá e de Benjamim e dos habitantes de Jerusalém" ( 2 Cr 34.9 ).A prata trazida ao templo, agora era administrada para a reforma do templo.

Temos que lembrar a realidade tão próxima entre ambiguidades: "o bem e o mal", "o amor e o ódio", e por que não dizer: "a prosperidade e a ganância". São opostos em si. Ser próspero não significa ser ganancioso, mas a prosperidade alimentada pelas riquezas materiais podem induzir o homem à idolatria financeira. Lembremo-nos do ensino de Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mamon - Mateus 6.24).

Recentemente, temos sidos bombardeados com a Teologia Neopentecostal, cuja ênfase situa-se na "prosperidade financeira". Faz parte desse "pacote da fé", que servir a Deus é sinônimo de prosperidade financeira. Que somos filhos de Deus e por isso temos que ser abençoados financeiramente. Se não formos, algo está errado na nossa vida com Deus. Há problemas, há pecado e por que não dizer, falta de fé!

Sendo assim, a ênfase da contribuição financeira tem grande parte nos períodos de cultos, (que na maioria destas igrejas trazem a nomenclatura de reuniões). Doações de todos os tipos são flagradas nestes "arraiais da exploração", especialmente carros, simples e luxuosos.

Aqui em Curitiba estão construindo um templo do tipo- 'Catedral'. É impressionante a grandeza e capacidade financeira destas igrejas de realizar tais obras. Mas a pergunta é: O Senhor Jesus participaria de urna destas reuniões e aprovaria a forma que conduzem o povo na visão material?

Aprendemos, desde a nossa conversão, sobre a importância de sermos. fiéis rio dízimo (MI. 3.10). São 10% de nossa renda. Quem tiver fé, dizime do bruto. O dízimo ajuda-nos a sermos organizados. É um referencial inicial para a contribuição financeira. Mas segundo o Novo Testamento e os ensinos Paulinos„ a "serneadura .. vai muito além do dízimo. Vejamos: "'Lembrem-se: aquele que semeia p-OUCO, também coll-rerd poucor e aquele que semeia com fartura, também c.oiriberó fartamente. Cada um dê cordorrne determinou em seu coração.. não com pesar ou por o briigação.. pois Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9.6,7). Não há limites para a contribuição financeira ao reino de Deus, sejam os. dízimos ou ofertas.

Vale lembrar,. queridos pastares desta tão abençoada convenção (CIBI e regionais}„ o quanto é importante estarmos juntos na parceria missionária denorninacional. Toda fez que, com fidelidade, depositamos à Convenção nosso dízimo dos dízimas e nos ofertas missionárias.. estamos obedecendo a Deus. Fizemos um pacto de cooperação. Isto é muito sério no mundo espiritual. Cabe-nos com alegria participar. Se todos fizerem sua parte poderemos avançar muito mais no envio de missionários ao mundo conforme recomendação da Palavra: 'Mas receberão poder quando o Espfriito Santo 49e5cer sobre vocês, e serão mfirdras testemunhas em Jerusalém em toda a Judé e Samariar e até os confins da terra" (At 1.8). Que Deus nos ajude!

RIVIC

 

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022