Artigo

PEDRO E JESUS – UMA CAMINHADA DE FÉ

“Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! "Lucas 5.8

A narrativa do médico e historiador Lucas sobre a chamada de Pedro é bem mais rica em detalhes do que no Evangelho de Marcos e Mateus. 

Estudar a vida e trajetória de Pedro em sua caminhada com Jesus é uma oportunidade de reflexão e crescimento. Vamos dividir o artigo em quatro momentos diferentes.

A CHAMADA

Todos nós um dia fomos chamados por Deus ao Evangelho da salvação. Depois descobrimos que o Evangelho nos apresenta desafios de serviço ao Reino de Deus. Alguns terão uma chamada para o ministério de tempo integral; outros de tempo parcial; mas cada cristão recebe dons de Deus e é desafiado a servi-Lo na Igreja local, nos Campos Missionários, numa entidade de cunho filantrópico; enfim, na amplitude do serviço de Deus.

Pedro teve sua experiência de conversão e chamada ministerial no mesmo momento. Na ocasião  da grande pesca (Lucas 5), ao ver o milagre realizado por Jesus, das redes cheias de peixes, quando trabalharam sem resultados por toda à noite, Pedro (judeu e religioso  por tradição) percebe seu estado pecaminoso (primeiro passo para uma verdadeira conversão é reconhecer que somos pecadores) e pede para Jesus se afastar dele. 

Jesus o acalma, o recebe e aponta para uma outra perspectiva de vida – “Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens" (Lucas 5.10b). Pedro, Tiago e João abandonam os barcos e começam uma caminhada com Jesus. Não foi uma decisão impulsiva, descaracterizada de argumentos convincentes, ao contrário, a grande pesca marcou para sempre o coração daqueles pescadores. 

A CONVICÇÃO 

No capítulo seis do Evangelho segundo João, Jesus apresenta um discurso maIs duro aos seus ouvintes. Seu alvo eram os líderes religiosos judaicos. Pediram um sinal para crerem em Jesus. Houve debate sobre o maná que desceu no deserto. Eles afirmam que Moisés deu este pão, Jesus afirma que o Pai é que envia o pão vivo do céu – “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre”(João 6.51a).

Após dura discussão, alguns se assustaram com o discurso proferido na sinagoga em Cafarnaum - Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: "Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? " (João 6.60). Então, naturalmente, alguns dos seus discípulos começaram a se afastar de Jesus (vr. 66). Daí o Mestre questiona os doze - "Vocês também não querem ir? " (Jo 6.67B). Pedro então demonstra sua convicção de crença nas palavras de Jesus – “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna” (João 6.68).

Vivemos num mundo pluralista e pós-moderno. Há muitos ensinos, filosofias, pensamentos diferentes sobre a pessoa histórica de Jesus. Na Bíblia, Deus reservou as verdades básicas sobre quem é Jesus Cristo e sobre sua Obra Redentora. Precisamos manter nossas convicções:

  1. Quem é Jesus? O Filho de Deus, o Santo de Deus, o Salvador e Senhor. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele foi constituído pelo Pai juiz de vivos e de mortos. 
  2. O que é o Evangelho? As boas notícias de salvação. A plataforma de salvação que Deus Pai preparou para a humanidade. Sangue vertido. Sacrifício Redentor. Justificação pela Fé. Perdão dos pecados. Confissão/abandono dos pecados. Arrependimento (Metanóia). 
  3. Qual é a Missão da Igreja? Pregar o Evangelho. Fazer Discípulos de Cristo. Viver a justiça de Deus. Transbordar em amor, generosidade e solidariedade.
  4. O que devemos priorizar? COMUNHÃO/ADORAÇÃO/ORAÇÃO/DEVOÇÃO. 
  5. O que não podemos esquecer: MARANATA – A volta de Jesus. As Bodas do Cordeiro. A 

Nova Jerusalém. O Trono Branco. O LIVRO DA VIDA. 

A REVELAÇÃO/DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

O texto do Evangelho de Mateus (16. 13 – 23) nos traz grandes ensinos no exercício da vida cristã e do ministério. Num momento ímpar Jesus pergunta sobre qual é a opinião das pessoas sobre Ele. O texto é conhecido - Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas" (Mateus 16.14). Então foi a vez dos discípulos emitirem sua opinião. Foi como uma prova de teologia! - "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " (Mateus 16.15). Tudo na vida cristã e ministério depende da resposta a essa pergunta. Pedro antecipou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16). Houve um REVELAÇÃO de Deus Pai à Pedro. Bênção. Queridos pastores e pregadores da Palavra de Deus: CUIDADO! Nem toda “novidade” que pinçamos das Escrituras para nossas pregações são revelações dos céus; a maioria são “devaneios”, porque fogem da prática da boa hermenêutica/exegese”.  

Ato contínuo (parece uma Ata), Jesus começa a ensinar sobre seu sofrimento futuro, porém breve e iminente. Talvez a afirmativa de Pedro deu a Jesus a certeza de que era preciso voltar a esse difícil assunto: SUA MORTE NA CRUZ! Pedro novamente tomou a dianteira e, movido pela preocupação e pelo cuidado com Jesus, afirma: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá" (Mateus 16.22b). O que faltou a Pedro? DISCERNIMENTO ESPIRITUAL! Pedro estava cogitando sobre as coisas da terra e não do céu. Jesus foi duro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens" (Mateus 16.23).

Revelação e discernimento espiritual são áreas importantes em nossa vida cristã e ministerial. Que o Espírito Santo e a humildade diante do Senhor nos ajudem a não errar nesse quesito! Amém!

A RENOVAÇÃO/PERDÃO

Findamos nossa reflexão pensando em João capítulo 21. A cena da pescaria se repete três anos depois. Em Lucas, o lago de Genesaré; em João, o mar de Tiberíades (Ambos eram o Mar da Galileia). Era outro momento, Pedro e outros discípulos estavam ainda impactados com a morte e ressurreição do Mestre. Jesus já havia aparecido duas, e apesar da alegria de verem a Jesus, continuavam perdidos, sem rumo e direção. Pedro resolve pescar e tem irrestrito apoio dos colegas – “Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você” (João 21.3a).

Pescaram toda noite e nada pegaram. Na praia, ao amanhecer, um homem com uma fogueira e peixes assando. Eles estão voltando. Então vem uma pergunta - Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles (João 21.5). Fico emocionado ao escrever estas linhas. Filhos! Somos filhos de Deus. Jesus nos conquistou essa condição. Ele é nosso irmão mais velho. De novo o comando de três anos atrás – “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão” (João 216a).

Novamente, redes cheias de peixes. João vira para Pedro e diz: “É o Senhor”! Pedro veste a camisa e nada até a praia. Cento e cinquenta e três peixes vieram pelas redes que não se rasgou. Jesus convida à refeição: Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe (João 21.13). Que momento! Dá vontade de parar o tempo e ficar ali, aos pés de Jesus.

Pedro é reconvocado à sua chamada ministerial. Jesus queria que ele entendesse que a chamada de três anos atrás estava em pé. Se Pedro amava mesmo a Jesus então só tinha um caminho: CUIDAR/PASTOREAR/ALIMENTAR as ovelhas de Jesus. Ao declarar que amava a Jesus, creio que havia subliminarmente um pedido de Perdão! (João 21. 15 – 19). 

CONCLUSÃO

Vale a pena seguir a Jesus. Confessar seu Santo Nome. Servi-lo no ministério. Que o Senhor te abençoe e te renove querido pastor, pastora, obreiro da Seara do Senhor! Amém!

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022