Artigo

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DO AZEITE


"O que posso fazer para ajudá-la?", perguntou Eliseu. "Diga-me, o que você tem em casa?" "Não tenho nada, exceto uma vasilha de azeite", respondeu ela. 2Reis 4.2


            Essa é uma das histórias mais importantes e lindas no vasto currículo ministerial do profeta Eliseu. Sucessor de Elias, ele receberá porção dobrada do espírito profético que havia em Elias – “Eliseu respondeu: "Peço-lhe que eu receba uma porção dobrada do seu espírito e me torne seu sucessor" (2 Reis 2.9 – NVT). Não foi sem motivo que Eliseu realizou (por mão do Senhor) o dobro de ações miraculosas que Elias (contudo este profeta tem a seu favor a experiência de ser levado aos céus sem experimentar a morte).

            Eliseu é abordado por uma viúva de um dos discípulos dos profetas. A situação era tensa e difícil. A viuvez trouxe um conflito familiar, com dívidas financeiras e o perigo real de perder seus filhos para seus credores; que, como forma de pagamento de dívidas, lhes tornariam seus escravos. Numa angustia concreta, a viúva vai ao profeta na esperança de que Deus pudesse fazer algum milagre. A “fama” de Elias e Eliseu foi notória na história de Israel e para seus contemporâneos.  

            Diante da dificuldade relatada pela viúva, Eliseu faz uma pergunta: "O que posso fazer para ajudá-la?". Ajudar as pessoas, servir uns aos outros. Essa é a dinâmica do Reino de Deus. As páginas da Bíblia Sagrada vão nos apresentar muitas ações nessa direção. Isso fica claro no ensino bíblico sobre o amor ao próximo, como discorre Paulo ao Romanos – “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei” (Romanos 13.8).

            Contudo, diante dos desafios de situações adversas e complicadas, por vezes nos sentimos limitados e impotentes. É aí que entra o sobrenatural de Deus. Precisamos estar conectados com o Espírito Santo e vivendo o sobrenatural de Deus.

            Interessante:  neste episódio bíblico aprendemos que Deus usa aquilo que temos. Eliseu pergunta ainda à viúva: "Diga-me, o que você tem em casa?". Ela tinha uma vasilha de azeite. Quando o Senhor Jesus viu a multidão e mandou seus discípulos lhes darem de comer, eles se sentiram completamente impotentes - Eles lhe disseram: "Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer"? (Marcos 6.37). O que acontece com nossa fé diante dos grandes desafios? Ela cresce, diminuí ou some! Jesus pergunta: "Quantos pães vocês têm? Verifiquem". Quando ficaram sabendo, disseram: "Cinco pães e dois peixes" (Marcos 6.38). Na sequência Jesus ora ao Pai e a multiplicação ocorre – MILAGRE!

            Mas a viúva olhou primeiro para sua pequenez, suas limitações, sua pobreza e impossibilidades, dizendo: “Não tenho nada!”. Muitas vezes nos vemos assim. Não tenho nada, ou não posso nada, ou na minha vida nada dá certo. Depois, lembrou que tinha algo (podia ser a última coisa que tinha) - Não tenho nada, exceto uma vasilha de azeite", respondeu ela. Era o que Deus precisava para realizar o MILAGRE! 

            Na pedagogia divina, antes do MILAGRE, a viúva tinha que por em prática a fé e a obediência, mediante a palavra do profeta: Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. 4. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo" (2 Reis 4.3,4). A bênção viria mediante a atitude de fé e obediência. Lembram da experiência da cura do comandante Sírio Naamã? Ele tinha lepra e recebeu uma ordem do profeta Eliseu para ir banhar-se (mergulhar sete vezes no Jordão) para ficar curado. No início ele ficou bravo, decepcionado com a atitude do profeta que nem apareceu para recebê-lo, mas enviou uma mensagem pelo seu servo; contudo, aconselhado por seus servos, Naamã obedeceu e foi curado – 2 Reis 5).  

            Já a viúva não titubeou, confiou na palavra do homem de Deus – 5. Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. 6. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr (2 Reis 4.5,6). Que maravilha! Com o dinheiro da venda do azeite, ela pagou aos credores e sobreviveu. 

            Deus está perguntando a cada um de nós, pastores da seara do Senhor. O que vocês têm em suas vidas? Temos fé? Oração? Intimidade? Os dons do Espírito Santo? São requisitos necessários para abençoar àqueles que nos procuram em busca de ajuda, de socorro. Que o Senhor nos ajude e nos use poderosamente. Amém!

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022