Artigo

O HOMEM E SEU PAPEL NO PLANO DE DEUS

A Bíblia dá as orientações sobre este tema. O homem tem papel relevante em diversas áreas de atuação, mas quando está focado no plano que Deus tem para sua vida tudo fica melhor e mais prazeroso de ser vivido. Vejamos:

1. Na criação:


a) Ele foi criado à imagem de Deus – homem e mulher os criou (Gn 1.27);

b) Deus lhe concedeu autoridade sobre a criação para sujeitá-la, dominá-la e exercer governo sobre ela (Gn 1.28);

c) depois da queda, por causa do pecado, passou a exercer domínio sobre a mulher (Gn 3.16).

2. Na família:

a) Deus constituiu o homem como cabeça da mulher. Aqui não há nada relacionado com a queda: é uma questão de autoridade constituída. Assim como Cristo é o cabeça da Igreja, o marido é o cabeça da mulher (Ef 5.23). Isso está ligado ao fato de o homem assumir seu papel de marido e pai e se preocupar com as diversas situações do dia a dia do lar como: educação de filhos, provisão e cuidado de todos. Homens têm sido omissos à suas responsabilidades. Deixam quase todas as coisas aos cuidados da esposa, sobrecarregando sua missão. Jamais este texto tem a ver com autoritarismo e machismo. Não! A sujeição do casal, da mulher em relação ao marido, passa também pela verdade espiritual de Efésios 5.21: “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”. As mulheres cristãs entendem isso. Sabem que precisam respeitar seus maridos. Elas devem expressar suas opiniões e percepções sobre o dia a dia da família. A mulher sábia faz isso. Ela sabe conduzir situações difíceis do lar.

Maridos precisam entender que é sábio ouvir a mulher e não é pecado aceitar sua opinião. O casal decide junto, sempre, com oração e direção da Palavra do Senhor.

b) Deus mandou o homem amar a mulher como Cristo amou a Igreja (Ef 5.25). Veja o desafio. Somente com a ajuda do Espírito Santo, cujo fruto é amor, alegria, paz (...) é que vamos conseguir viver este mandamento no lar. O amor levará o casal a uma cumplicidade, uma associação positiva em relação à família. O número de crianças vivendo em nossa sociedade na convivência de pais separados é crescente e assustador. O número de pessoas que passam por dois ou três casamentos durante a sua vida é crescente. O número de homens e mulheres que se separam e passam a viver uma vida de solteiros, somente curtindo a vida e trocando de parceiras(os) no contexto do “ficar” é alarmante.

Amar a mulher é ir até o fim, fazendo o seu melhor, respeitando os anos que passaram e trouxeram suas marcas. É muito fácil chegar aos 50 anos e trocar a companheira da

mesma idade por outra de 30. A Igreja de Cristo não pode entrar nessa onda de fragilização da família.

c) Deus mandou o homem respeitar a mulher como parte mais frágil e tratá-la com honra (1Pe 3.7). Tanto o homem quanto a mulher tem sua vida emocional. Somos pressionados constantemente pelas lutas e tribulações da vida. Homens perdem seu emprego e caem em tristeza profunda muitas vezes por não ter condições básicas para o sustento do lar. A fragilidade emocional não é uma questão feminina.

Muitas pessoas têm buscado na terapia o equilíbrio emocional, em busca de superar traumas acumulados na infância. Outros precisam ser medicados, pois estão doentes emocionalmente e muitos em depressão. Contudo, entendemos que o homem, por vezes, é mais racional e as mulheres são mais emotivas. Cabe ao homem, como marido, uma atenção especial às emoções de sua esposa. Cuidemos de nossas emoções, seja no casamento, na sociedade ou na igreja.

3. Na Igreja:

Deus sempre usou homens e mulheres, mas vejamos alguns destaques:

  1. a)  Os apóstolos eram as testemunhas oculares. Caminharam com Jesus e vivenciaram os dias de seu ministério. Paulo foi chamado depois e esteve três anos na Arábia, recebendo orientações diretas do Senhor Jesus (Gl 1.11,12 e 17);

  2. b)  os diáconos foram separados para servir as viúvas na distribuição das refeições (At 6). Alguns diáconos exerceram também o dom da Palavra, como no caso de Estevão (At 7). Todos tinham bom testemunho e eram homens cheios do Espírito Santo. Mulheres também exerceram o diaconato (1Tm 3.11);

  3. c)  homenstambémexerceramafunçãodemestres,evangelistasepastoresdorebanho– os bispos, epíscopos – (Ef 4.11).

  4. d)  Deus manda que os homens sejam intercessores em favor das autoridades (1Tm 2.1-4).

  5. e)  Deus estabelece homens para serem autoridades sobre a sociedade e para abençoá-la (Rm 13.1-7).

Conclusão:

O homem foi criado inferior aos anjos, mas Deus nos concedeu a graça da redenção e de sermos herdeiros da sua Glória Eterna (Hb 2.5-8).

Quantos privilégios abençoados! Ter sido criado à imagem e semelhança de Deus e convidado a participar do governo na criação. Ser abençoado com a família: mulher e filhos. Ser separado para o sacerdócio universal, para servir a Cristo. Ser salvo e redimido pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Bênção! Louvado seja o nome do Senhor!

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022