Artigo

"O AMOR PELA TERRA QUE TIRA A ESPERANÇA DOS CÉUS"

“Ele nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra onde manam leite e mel” (Deuteronômio 26.9).

“Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça” (2 Pedro 3.13).

Passamos uma vida inteira trabalhando para criar nossa família, ver nossos filhos bem encaminhados e lutamos por uma prosperidade aceitável. Queremos nos sentir seguros, com a aquisição de uma casa própria, um lugar onde não precisamos pagar aluguel e que ninguém possa nos tirar de lá! Sonhamos com uma "aposentadoria gorda", com a qual finalmente, depois de trabalhar 35 anos, queremos desfrutar do tempo livre, viajar e fazer compras, etc. Geralmente, para a maioria dos brasileiros isso é apenas um sonho.

Quantas pessoas migraram de seus países, da Europa, da Ásia, vindo ao Brasil, no início do século XX, na esperança de encontrar uma terra boa para a plantação e prosperidade. Sem dizer, infelizmente, dos que vieram da África, ao longo da história, com o estigma indesejado da escravidão. Hoje não é diferente; o Brasil recebe refugiados do Haiti e da Síria, que vêm na esperança de melhorar, de dar dignidade para seus familiares.

Assim foi também com Israel, desde que Deus fez a Abraão a promessa de que, através dele, faria uma grande nação e mandou que saísse de sua parentela e rumasse para uma nova terra, que o próprio Senhor mostraria.

Demorou. Israel esteve cativo por 430 anos no Egito, depois saiu com muitos despojos, com riqueza, com ouro e prata. Enfim, após mais um tempo necessário (40 anos no deserto, onde Deus trabalhou aspectos da Lei com Moisés e com o povo; bem como do culto, dos sacrifícios, do serviço sacerdotal e do ministério dos levitas), chegou a conquista da terra prometida com Josué e Calebe.

Vejam, amados irmãos, até aqui ainda não citei o céu e a esperança da vida eterna. Falar do céu está muito relacionado com a morte, com nossa passagem à eternidade, e disso nós não queremos nem falar, nem pensar, porque estamos ligados a esta vida, estamos conectados com a terra. Não no sentido do pecado. Amar a terra e amar o pecado, não! Mas amar a vida como dom de Deus, sim!

Queremos a terra, e de preferência aquela onde mana leite e mel. Terra boa; Com bons frutos, com mananciais de água. Veja como Isaque e Jacó sofreram em sua peregrinação cavando poços para a sua sobrevivência, de sua família, de seus servos e dos animais (Gn 26.19).

Um dos fenômenos evangélicos de nossos dias é a Igreja Universal, fundada pelo Bispo Edir Macedo. Por que esta Igreja cresceu tanto? Porque ela oferece a terra, e não os céus. Oferece respostas para os dilemas da terra: "angustias, fome, sofrimento, desemprego, casamento, vida empresarial". PARE DE SOFRER O foco não é o céu e nem a via eterna. Não que não preguem sobre isso, mas não é o carro-chefe. É só olhar suas reuniões: Reunião dos Empresários; Seção do descarrego; Terapia do Amor, e assim vai...

Quem constrói um Templo de Salomão em São Paulo, criando um centro de peregrinação da fé evangélica é um grande empresário da terra, dono também de uma Rede de Televisão.

Irmãos, não se trata de um juízo condenatório, trata-se de uma constatação: O FOCO É A TERRA!

Outra coisa, irmãos, se eu sigo a Deus e estou próspero materialmente, para que ir embora? Para que ir para o céu? Para que encontrar com Jesus? Crentes acabam preferindo viver com Jesus, mas aqui na terra mesmo.

Parece que a proposta de Jesus para seus discípulos sobre desafios ao segui- lo está totalmente fora de foco para a Igreja de nossos dias: “Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores". . Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" (Lucas 9:57,58).

Não que seguir a Jesus, necessariamente, signifique voto de pobreza, à semelhança dos "Franciscanos"; mas falando sério, Jesus se identifica mais com vida simples ou com ostentação?

Irmãos, Pedro nos lembra de uma promessa à igreja de Cristo: “Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça (2 Pedro 3.13.).

A NASA comemorou a chegada de um satélite na órbita de Júpiter (05.07.16) para avanço das pesquisas espaciais. Cinco anos de viagem, 1,13 bilhão de dólares em investimento, e isso é tremendo! Quem sabe nossos netos verão ainda mais o avanço da ciência e da tecnologia. Contudo, será que cremos mesmo na volta eminente do Senhor Jesus nas nuvens da glória? MARANATA, ORA VEM, SENHOR JESUS!

Portanto, nosso compromisso é com a pregação do evangelho da salvação. Da remissão dos pecados, do arrependimento sincero que leva a pessoa à mudança de comportamento. Precisamos esperar e aguardar por novos céus e nova terra, onde habita justiça, onde não entra o pecado, onde poderemos contemplar e tocar na face do amado Salvador Jesus. Amém. Aleluia. Louvado seja seu santo nome!

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022