Artigo

MISSÕES: O CORAÇÃO DA IGREJA

Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Atos 2.41

E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2.47

Crescimento da Igreja e expansão da obra missionária são fatores essenciais para a saúde da Igreja. Aliás, revelam a saúde da Igreja e testificam que o seu coração bate por Missões!

Vemos em atos dos apóstolos o grande avivamento e crescimento da Igreja nos primeiros dias depois da vinda do Espírito Santo. Houve um mover de Deus. Havia oração, comunhão, temor e muita alegria em servir ao Senhor. As pessoas estavam experimentando um despojamento total para viver intensamente a vida cristã que se apresentava como a VERDADE DE DEUS REVELADA PELO EVANGELHO.

É evidente que os sinais e maravilhas que Deus realizava, através dos apóstolos, ajudaram muito nesta expansão. Também o envolvimento missionário foi instantâneo, a começar pela perseguição em Jerusalém (At 8.1- dispersando crentes pela Judéia e Samaria), e depois com a efetivação do ministério de Barnabé e Paulo a partir do avivamento em Antioquia (At 13).

Parece muito simplório pensar isoladamente neste texto: “E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (Atos 2.47). Entendemos que o crescimento da Igreja passa por muitos fatores, como: boa estratégia, formação de líderes, carisma pastoral, púlpito forte, comunhão sadia, etc. Mas é essencial que o Senhor acrescente!

Uma Igreja que ama missões e investe em oração, contribuição e envio de obreiros vai experimentar, sempre, um cuidado especial de Deus.

Muitos que estão lendo este artigo são Batistas Independentes há muitos anos. Sentimos uma grande tristeza ao perceber algumas coisas que acontecem em nosso meio. 1. Igrejas que, em vez de crescer, diminuem. 2. Quando vem a crise financeira, missões é sempre o primeiro corte no orçamento da Igreja. 3. Pastores e Igrejas que não participam dos planos de cooperação missionária denominacional.

Nossas diretorias, nacional e regionais, sofrem com falta de fluxo de caixa para enviar os recursos aos missionários, tanto no Brasil como para missões transculturais. Famílias de obreiros que sofrem, muitas vezes acumulando dívidas por não receberem suas verbas no tempo certo. Alguma coisa está errada. O natural é que a Igreja cresça. Que os recursos surjam; afinal, a obra é do Senhor e Ele é o dono do ouro e da prata.

Quando missões é o coração da Igreja, as lutas vêm, as dificuldades surgem, mas a vitória é garantida. Permitam-me ilustrar este artigo: Pastor que ama missões leva sua Igreja neste caminho. O Pr. Eliezer Correa, da IBI em Cascavel –PR. é um exemplo. Quando pastoreava em Violim ,(Londrina) vivia Missões com a Igreja e agora não mudou seu procedimento em Cascavel. Resultado: crescimento, expansão missionária e fidelidade denominacional. Bênção pura. Não é à toa que esse colega foi presidente de nossa CIBI por 4 anos. Louvado seja o nome do Senhor!

Querido colega, missões é o coração da Igreja. Peça a Deus que seu coração possa arder pelas vidas que ainda precisam ser alcançadas pela salvação em Cristo Jesus. Amém.

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022