Artigo

JUDÁ: VIDA, PROPÓSITOS E ENSINOS


Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: "Desta vez louvarei ao SENHOR". Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos. Gênesis 29.35


As histórias genealógicas do Antigo Testamento são fantásticas. Ricas em detalhes, nuanças, propósitos e ensinos. Tudo o que lemos na Bíblia é para nossa aprendizagem e oportunidade de reflexão. Há mistérios escondidos nas páginas das Escrituras, que com dedicação e auxílio do Espírito Santo, vamos decifrando, meditando, aplicando bênçãos e verdades espirituais em nossas vidas.

A VIDA DE JUDÁ

Judá foi o quarto filho de Lia com Jacó. Filho, neto e bisneto dos Patriarcas Bíblicos. Viveu num período diferente da vida urbana atual. Sua vida era voltada ao pastoreio, ao cuidado dos rebanhos do clã familiar. Não era tempo de estudo, conhecimento cientifico, etc. Trabalho duro, com viagens constantes a fim de encontrar pastagem para o rebanho e a prática de tosquiar ovelhas, etc. 

O clã familiar de Jacó foi um tanto complicado. Duas esposas, duas concubinas e doze filhos. Isso, naturalmente, gerou disputas entre as esposas e filhos pela preferência de Jacó e benefícios futuros de herança, tanto material, como espiritual. Por exemplo, Ruben foi o primeiro filho, naturalmente, herdeiro das bênçãos de primogenitura. Mas não era filho da esposa amada (Raquel) e teve comportamentos condenáveis como seu relacionamento íntimo (sexual) com Bila, esposa de seu pai (Gn 35.22).

Para complicar o enredo desta trama familiar, nasceu José, o décimo primeiro filho, que veio da esposa amada (Raquel) e já fazendo parte do tempo de maturidade do patriarca supracitado. José cresceu protegido e perto de Jacó. Era um jovem íntegro e tinha um comportamento ético melhor que os irmãos, que por serem mais velhos, deveriam lhe dar o exemplo. Pelo contrário, era José que percebia e avisava o pai das atitudes erradas dos irmãos (Gn 37.2).

Alguns destaques da vida de Judá:

  1. Deu a ideia de vender José aos ismaelitas ao perceber que os outros queriam matá-lo. (Gn 37.26).
  2. Casou com uma mulher cananita, de Adulão, filha de Suá e teve três filhos: Er, Onã e Selá. (Gn 38. 1 – 5). 
  3. Viu a morte de seus filhos Er e Onã por agirem perversamente diante do Senhor (Gn 38. 6 – 10).
  4. Com medo de perder seu último filho Selá, enganou Tamar, sua nora, evitando seu direito de levirato (casar com Selá e ter filhos que seriam descendentes de seu primeiro esposo -Er). 
  5. Ao tornar-se viúvo, relacionou-se sexualmente com sai nora Tamar, pensando tratar-se de uma prostituta. Percebeu que ela era mais justa do que ele, pois foi em busca de seu direito de levirato e de poder ter descendência e não o desejo de prostituir-se; Judá, porém, lhe omitiu casar-se com Selá (Gn 38. 24 – 26).
  6. De seu filho Perez (com Tamar) seguiu a linhagem genealógica de Jesus Cristo (Mt. 1. 3,4)
  7. Recebeu palavra profética de seu Pai Israel por ocasião das bênçãos impetradas pelo patriarca - Judá é um leão novo. Você vem subindo, filho meu, depois de matar a presa. Como um leão, ele se assenta; e deita-se como uma leoa; quem tem coragem de acordá-lo? 10. O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão (Gn 49. 9,10).

PROPÓSITOS E ENSINOS

Essa rica história nos delega propósitos e ensinos. Por exemplo o fato da descendência de Jesus vir da tribo de Judá. Isso é simplesmente propósito divino. Não veio de Ruben que era o primogênito e não veio de José que era o filho amado e se tornou expoente da história bíblica como governador do Egito; sendo usado por Deus para a sobrevivência de muitos em tempos de crise e fome severa. 

Um ensino importante, Deus usa quem Ele quer e na hora que Ele quer, o que não significa que podemos viver a ética e moral de qualquer jeito. Ruben desonrou o leito de seu pai ao deitar-se com Bila. Judá buscou prazer sexual pensando estar se relacionando com uma prostituta. José teve temor de Deus e fugiu da esposa de Potifar para não pecar contra Deus (Gn 39. 6 – 9). Quem deve ser nosso modelo de atitude moral que agrada a Deus? Evidentemente que a atitude de José!

Parece evidente, estudando a genealogia do Senhor Jesus, que fica manifestada a humanidade, suas lutas, falhas e virtudes. Raabe, a ex-prostituta, faz parta da genealogia de Jesus e foi uma mulher de Fé, segundo o livro de Hebreus capítulo onze. Venceu e sua vida foi transformada pela fé no Deus de Israel, casando-se com Salmon e mudando de vida. Deus não estava procurando uma raça pura (tipo ariana) para ser a descendência de Jesus. Uma moabita também incorpora a fileira da descendência de Jesus (Rute). 

Outro ensino fundamental é relacionado à família. As palavras abençoadoras dos pais. Nesse quesito, Judá foi muito feliz. Quando nasceu as palavras ditas por sua mãe foram abençoadoras, de gratidão e louvor a Deus pela vida de Judá – “Engravidou ainda outra vez e, quando deu à luz mais outro filho, disse: "Desta vez louvarei ao SENHOR". Assim deu-lhe o nome de Judá. Então parou de ter filhos (Gn 29.35). Também as palavras proféticas de Israel vieram, certamente, da ação do Espírito de Deus sobre o velho patriarca, pois eram prenúncios futuros sobre a nação de Israel e sobre o rei Jesus que reinará com cetro de ferro (certamente, vai se cumprir no milênio), ainda que espiritualmente seu reino foi estabelecido nos dias do seu ministério. 

Por fim vemos a conexão da história de Judá com a vitória espiritual do Senhor Jesus na narrativa apocalíptica – “Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (Ap 5.5). João, o apóstolo, teve um testemunho celestial da vitória do Cristo ressurreto. Destaque para a linhagem de Judá e do rei Davi. 

CONCLUSÃO

Por tudo isso e muito mais é que temos prazer em estudar a Bíblia, conhecer os propósitos de Deus e aplicar verdades espirituais em nossa jornada cristã. DEUS abençoe querido leitor.

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022