Artigo

IGREJA RELEVANTE

Confesso que este tema me deixou preocupado. Não conhecemos o universo de todas as denominações evangélicas para fazer uma analise mais profunda. Certamente há muitas Igrejas locais que estão vivendo uma realidade de Igreja Relevante, quer por seu cuidado interno de atenção às ovelhas, como no estudo profundo da Palavra, bem como a prática da adoração com excelência. Igrejas que estão atuando com a comunidade local em diversos projetos sociais e viabilizando uma atenção especial aos menos favorecidos, etc.

Mas vamos tentar pontuar alguns aspectos, com sinceridade, sem a intenção de ofender a ninguém, mas procurando refletir juntos sobre o tema; na certeza de que não somos perfeitos e que desejamos ver a Igreja do Senhor Jesus ser RELEVANTE, tanto na sua vida local (membresia) como para o mundo!

1. Igreja Relevante é Igreja que cresce.

“louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (At 2.47).

O natural da Igreja é crescer. À medida que vamos fazendo discípulos, e estes vão fazem outros, o resultado é o crescimento.

Quantas vezes já ouvimos a afirmação de quem faz a Igreja crescer é o Senhor Deus, e segundo Atos 2.47, isso é verdade.

Mas por que algumas Igrejas não crescem? O Senhor não está nelas? Não existe oração, nem pregação na Igreja?

Não podemos ser simplistas; Deus fará crescer através de várias situações, usando pessoas que se submetem totalmente à atuação do Espírito Santo de Deus.

Com todo respeito às dificuldades, situações socioculturais, lugares difíceis da implantação do evangelho, é preocupante ver Igrejas que lutam para manter sua membresia, porém mais preocupante ainda é quando, mês a mês, o número de membros numa Igreja diminue, sua freqüência também. Algo está errado. O normal é a Igreja crescer.

2. Igreja Relevante tem uma Liderança Relevante.

Tudo passa pela liderança. Tudo passa pelo Pastor nesse relacionamento com as ovelhas. Há pastores aos milhares, há pastores às centenas, há pastores às dezenas. Tenho observado o sucesso ministerial de alguns pastores no meio evangélico. Vou me ater somente às Igrejas Confessionais, que são as que nos interessam como Batistas.

O sucesso passa por alguns aspectos. Carisma no Púlpito (Unção, sabedoria, franqueza – O que o púlpito ensina, as ovelhas conferem nas ações pastorais). Carisma no Pastoreio (São os famosos “paistorzãos” – homens e mulheres amáveis, que abraçam suas ovelhas, que sentem suas dores, que choram os seus choros. Pastores (as) que se interessam pela história de vida de suas ovelhas e não as tratam como números, ou como servos de suas vontades).

O pastor sábio sabe de suas virtudes e vão cercar-se de amigos, parceiros que possam atuar nas áreas que ele é mais fraco. Dividir sonhos, ações, liderança e o sucesso do

trabalho faz parte do processo. Muitos não conseguem fazê-lo e acabam com a Igreja e acabam sozinhos também.

Treinamento de Líderes, acompanhamento das funções delegadas, cuidado pastoral intenso, simpatia, firmeza, são características de uma Liderança Relevante.

3. Igreja Relevante é Igreja que ora.

Ora no Espírito (Ef 5.18). Ora no secreto do quarto (Mt 6.6). Ora em todo tempo, em todo lugar, levantando mãos santas ( I Tm 2.8). Ora, intercede pelos missionários (Ef 6.19,20).

Certa ocasião perguntei a um pastor sobre o sucesso de seu ministério e o crescimento de sua Igreja e ele disse: “a gente ora muito e quando cansamos, aí oramos mais um pouco”.

Contudo, também é verdade que há pastores que oram muito e mesmo assim a Igreja não cresce. Por quê? ORAÇÃO – ORAR + AÇÃO! Às vezes os problemas estão nas ações. Dura realidade, irmãos.

4. Igreja Relevante é a que cuida.

Há uma frase num folder de uma Igreja que me chamou a atenção: “Não podemos perder ninguém”. Ora, duvido que a ideia daquela mensagem venha de algum membro da Igreja, certamente deve ter partido do pastor.

Famílias mudam constantemente de rebanho por sentirem ausência de cuidado. Seja pastoral, seja de uma boa programação para os filhos. (Não achamos que Igreja é um shopping de produtos espirituais à disposição do povo, não!) Mas a falta de cuidado, de atenção, enfraquece o corpo de Cristo.

Vejamos o que o apóstolo Paulo afirmou aos coríntios: a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros (1 Coríntios 12.25).

Ser relevante é não dividir a Igreja! Misericórdia! Histórias de divisões se repetem em nossas Igrejas dia a dia. Tristeza. Derrota. Deveríamos rasgar as vestes e vestir saco e prantear tais acontecimentos.

Cuidar é fechar a porta da saída da Igreja. É ver no seio da Igreja novas e antigas gerações caminhando com respeito e harmonia. Cuidar é amar. Jesus amou aos seus discípulos até o fim, mesmo sabendo que iriam abandoná-lo por certo momento.

5. Igreja Relevante prioriza Missões.

“Missões está no coração de Deus!”

Você já ouviu esta frase? Missões começa com um programa local de evangelização. Não importa o método (muitos tem trabalhado com a multiplicação de pequenos grupos), o que importa é estarmos contaminados com o “vírus” da evangelização. Pregar o Santo Evangelho. Olhamos para as Igrejas Neo-Pentecostais e dizemos: “Estão cheias, mas não tem qualidade”; mas será que uma Igreja vazia tem muita qualidade? Quantas almas estão sendo salvas nas igrejas Neopentecostais? O Nome do Senhor Jesus está sendo anunciado e pessoas estão crendo no Salvador. Depois Deus julgará a todos os pastores, tanto Neopentecostais como os Confessionais!

Missões no Brasil e no Exterior! Quanto de nossas Igrejas participam da Campanha de Missões de nossa Denominação nos meses de abril e setembro? Quantas são fiéis no “dízimo dos dízimos”? Quantas adotam um missionário nacional ou transcultural? Quanto por cento de nossas entradas é destinado a missões?

Disse Jesus: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”(Marcos 16.15).

Conclusão:

Este artigo no Luz na Trevas está na página da UMBI. Então cabe a nós, pastores, refletir sobre o assunto. O texto não esgota o assunto, mas faz pensar. Sabemos que a tarefa pastoral é difícil, que enfrentamos oposição em nossas lideranças, mas Deus nos chamou para sermos RELEVANTES. Por isso temos que cuidar de nossa liderança, de nosso preparo teológico, intelectual e espiritual. Vida de oração; cuidado pastoral, etc.


Que o Altíssimo nos ajude e abençoe. Amém! RMC –

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022