Artigo

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O "ESTADO DE CORRUPÇÃO"

De fato vivemos tempos difíceis, quando a corrupção chegou a patamares elevadíssimos. Sabemos que ela sempre existiu, em menor intensidade, mais escondida talvez; contudo, a situação piorou tanto que dá até para dizer que virou um "Estado de Corrupção", assim como temos o "Estado de Direito" e assim vai.

Isto me faz lembrar o apelido recentemente dado à cidade de Curitiba, onde orgulhosamente moro (não se entenda "Moro", e sim moro): "República de Curitiba" - referência irônica – e também antagônica – ao tal "Estado de Corrupção". O desejo nacional, em sua maioria, é tão grande de se eliminar a corrupção que dá vontade de começar do zero, tudo de novo, recomeçar uma nova República. Parafraseando a saga épica de STAR WARS - "Os Siths (representantes do lado sombrio) estão a solta contaminando a nossa política, Congresso, Assembleia - sinto infelizmente o "lado negro da força tentando prevalecer". É preciso que os poucos Jedis (representantes da justiça e do bem) existentes resistam bravamente”.

Podemos comparar a corrupção com a existência do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Chinkungunya e Zica vírus. Ou seja, o mosquito está aí, a sociedade e autoridades governamentais lutam para que se interrompa sua propagação. Frase de combate: "É preciso acabar com os criadouros do mosquito". Investem-se recursos financeiros, campanhas publicitárias, mutirões de limpeza, contudo, ano após ano cresce o problema, pessoas são contaminadas e muitos perdem a vida por estas enfermidades que se multiplicam... Assim, infelizmente, acontece com a tal "corrupção".

Vejamos alguns fatores que contribuem para a existência do "Estado de Corrupção".

1. DAORIGEM.

Há uma afirmação de um pensador: "O que começa certo, nunca termina errado". A história do Brasil vai na contramão deste pensamento. TUDO COMEÇOU ERRADO. Simples, em vez de sermos colonizados, fomos explorados. Ninguém se opõe aos fatos históricos registrados em livros e ensinados em nossas escolas. O ouro, as pedras preciosas, o Pau Brasil – tudo isso que for enviado à Europa.

Se olharmos a tragédia de Mariana e o rompimento das barreiras, continuamos a ver um Brasil rico em seus atributos naturais sendo explorado. Pouco se importa com as pessoas que morreram, com a qualidade das barreiras que deveriam evitar acidentes deste tipo; e veja que a tragédia alcançou vários Estados, matando rios e comprometendo parte do litoral do Espírito Santo. Quanto o Brasil ganhou com a Samarco? Agora, nestes dias,

famílias vítimas dessa tragédia receberam um cheque de R$ 2.600,00, fruto de doações espontâneas de outros brasileiros...

Certamente, isto não é desculpa para nos acomodarmos e não lutarmos para mudar este "status quo" da corrupção.

2. DA NATUREZA

Evidentemente que, como pastores e teólogos, temos uma resposta bíblica para a corrupção: O pecado! A natureza do homem caído é pecaminosa. Entre várias facetas dos frutos do pecado está também a corrupção.

Penso que orientações divinas contidas nos dez mandamentos abrem nosso entendimento sobre onde está o princípio que gera a prática da corrupção. Vejamos:

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença" (Ex. 20. 17).

O que o Dicionário On Line da Língua Portuguesa fala sobre cobiça: .s.f. Ambição; desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.: a cobiça pode acabar com algumas amizades. Obstinação; desejo intenso de conseguir algo.

Deus é claro: não cobiçaras, ou seja, não desejaras o que não é seu. O que não é seu? A casa, os bens e a mulher de seu próximo. Pronto. Se todos obedecessem as ordens de Deus, não haveria cobiça e nem corrupção.

O que vemos na classe política brasileira, eleita democraticamente para trabalhar em prol do povo e para o povo, que ironicamente paga o salário deles é: "desejo desmedido pelo poder", ou seja, "o poder pelo poder, ou "o poder a qualquer custo", "o poder pela minha ética", etc. Dinheiro, bens materiais e glórias - desejo intenso de conseguir algo, como se manter no poder!. E alguns desses políticos se dizem cristãos. Estão muito longe do ensino e estilo de vida simples e comunitário de Jesus, e um dia vão ouvir um grande: "NÃO VOS CONHEÇO"!

Só a conversão sincera, o novo nascimento, a regeneração que produz furto de justiça para mudar algo neste cenário de guerra contra o mal da corrupção.

3. DO SISTEMA CONTAMINADO

Nosso corpo produz os glóbulos brancos: "Os leucócitos, ou glóbulos brancos são células nucleadas produzidas na medula óssea e encontradas no sangue, com formato esférico, tamanho e volume superiores às hemácias”.

Sua função é proteger o organismo, de maneira imunitária, contra agentes patológicos causadores de doenças, utilizando para isso a produção de anticorpos.

Como vimos, nosso corpo tem todo um mecanismo de proteção contra vírus, ou agentes causadores de patologias.

Nossa sociedade tem algumas práticas adquiridas ao longo do tempo. Uma delas é a "Lei de Gérson". Gerson, ex-jogador de futebol, ainda vivo, craque da fantástica seleção de 70, tri campeã do mundo no México, meia de camisa número 8 e com uma esquerda que realizava lançamentos primorosos à Pelé e Jairzinho; num comercial de cigarro lançou a frase: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo!". Pronto, instituiu a Lei de Gérson. O problema é quando esta vantagem vem acompanhada de prejuízo ao meu semelhante!

Todos nós sabemos que seja na Petrobrás, ou em qualquer outra empresa, dificilmente se fecha algum contrato sem uma comissão a fulano ou cicrano. O que hoje chamamos de propina, no passado era popularmente chamado de "bola". Pagar "bola" era dar comissão por conseguir algum contrato de trabalho. Isto é um câncer social.

E assim vai. O governo é corrupto e explora na cobrança de impostos, então eu vou sonegar imposto sem ferir minha consciência.

Com a multiplicação destes pensamentos e práticas, fica difícil combater a corrupção. Mas há esperança. Onde há trabalho sincero e a busca de observar a lei, pode-se diminuir muito o efeito "corrupção".

Oremos a Deus pelo Ministério Público, pela Polícia Federal, pelos Magistrados do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL; pelos juízes, para serem homens justos que interpretem e apliquem a lei – sem partidarismo! Que o Senhor nos ajude.

REFLEXÃO: Como pastores, obreiros e discípulos do Senhor Jesus, vivamos o mandamento de não cobiçar... Vale a pela meditar e aplicar...

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022