Artigo

ESCOLHAS / CONSEQUÊNCIAS


O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (Gn 4.6,7).


Ao começar um novo ano, geralmente, fazemos uma relação de ações novas ou renovadas, propondo melhorar várias áreas de nossas vidas. Talvez um cuidado especial com o corpo, com atividades regulares, uma caminhada, ou corrida, ou a bicicleta. Outros preferem as academias ou até a natação. Fato é que a vida sedentária, dos escritórios, dos gabinetes pastorais, tempo para preparar estudos e pregações, acabam por nos deixar muito tempo diante dos computadores, note books, etc. Agora as reuniões on-line e tantas Lives também impõe uma rotina sedentária.

Mas também na vida espiritual, novos propósitos surgem na busca de consagração de nossas vidas, pela oração, leitura da Bíblia, no congregar, na busca de cursos de capacitação teológica, secular, etc. Cada decisão tomada vai, evidentemente, trazer suas consequências, sejam boas ou ruins. É o que veremos nesse artigo:

1. AS ESCOLHAS ERRADAS DE CAIM

Todos conhecemos a história de Caim e Abel. O primeiro homicídio registrado na Bíblia aconteceu entre esses irmãos. Para a tristeza, evidentemente, de Adão e Eva e também do Senhor Deus. A morte apareceu pela primeira vez, anunciando a real finitude humana, proclamada pelo Senhor por ocasião da desobediência do homem. Agora, todos entenderam na prática o que era a morte.

Mas a história desses irmãos começa com uma decisão diferente sobre uma oferta oferecida a Deus. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho (Gênesis 4.3,4a). Primeiro é bom pensar que foi bom decidirem trazer uma oferta ao Senhor. Não sabemos se havia uma orientação divina para tal, apesar que posteriormente, pela história hebreia, sabemos que o Senhor designou os sacrifícios de animal, os holocaustos, como forma de trazer as ofertas ao Senhor.

Esse assunto sempre é muito debatido entre teólogos, mas precisamos ficar somente com que a Bíblia afirma: “O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, 5. mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou” (Gênesis 4.4b,5). Deus teve uma aceitação dupla: “Abel e sua oferta” e uma rejeição dupla: “Caim e sua oferta”. Isso trouxe uma crise pessoal para Caim que culminou, infelizmente, com o homicídio ao seu irmão Abel.

Contudo, Deus não virou as costas para Caim porque seu rosto se transtornou, pelo contrário, ainda conversou, dialogou, aconselhou uma atitude correta para Caim - O Senhor disse a Caim: "Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? 7. Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo" (Gn 4.6,7).

Precisamos de uma decisão pessoal e da ajuda constante do Espírito Santo para dizer não ao pecado e sim à obediência a Deus e sua Palavra. 

2. AS ESCOLHAS PRECIPITADAS DE LÓ

Outro perigo em nossas vidas ministeriais e seculares é a de tomar decisões precipitadas. Há muitas pessoas impulsivas, impacientes, apressadas. Precisamos aprende a pautar nossas decisões na prudência, na oração, buscando de Deus a orientação e agindo com sabedoria.

Em certo momento da caminhada, Abrão e Ló, tio e sobrinho, precisavam se separar. Ambos tinham grandes rebanhos e pastores e servos e servas. A terra era apertada para tanta gente e rebanhos e começou a haver desavenças entre seus pastores. Abrão, mais maduro e experiente declinou de escolher para onde iria, dando oportunidade para o sobrinho escolher primeiro – “Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda" (Gênesis 13.9).

Ló se iludiu com a aparência da terra, que projetava bênçãos e prosperidade - Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes do Senhor destruir Sodoma e Gomorra. 11. Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao Leste. (Gênesis 13.10,11).

Havia, contudo, um detalhe a ser analisado antes da tomada de decisão – “Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor” (Gênesis 13.13).

Quantas consequências tristes ocorreram com Ló a partir desta escolha: a) Foi preso e seus bens levados por ocasião da guerra entre os 4 Reis (de Sinear, de Elasar, de Elão e de Goim), contra os 5 reis (de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Zoar). b) Teve que ser retirado apressadamente pelos anjos, com sua família de Sodoma, por amor a Abrão, para não perecer. c) Tentou influenciar a cidade, mas não conseguiu e ofereceu suas filhas virgens para serem abusadas pelos homens de Sodoma, para proteger os anjos que estavam em sua casa. d) Sua mulher virou estátua de sal, pois desobedeceu aos anjos e olhou para trás. e) Saiu de Sodoma pobre, sem seus bens, fugindo. 

Ló deveria ter consultado ao Senhor e pedido conselho a seu tio que era mais experiente.

Quando decidimos (eu e a esposa) entregar o pastorado de 21 anos em Curitiba, fizemos uma transição pacífica e transparente num período de um ano e meio. Oramos, trabalhamos e a sucessão ocorreu na mais perfeita paz. Louvado seja Deus!

3. AS ESCOLHAS CERTAS DE HOMENS DE DEUS

Noé escolheu andar com Deus e obedecê-lo. Durante 100 anos trabalhou na construção da arca, crendo que o dilúvio viria como determinara o Senhor. – “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus” (Gênesis 6.9).

Enoque andou com Deus e foi arrebatado em vida, sem experimentar a morte – “Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” (Gênesis 5.24).

Abraão obedeceu a Deus quando o Senhor lhe chamou para ser uma grande nação - Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei” "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção (Gênesis 12. 1,2). 

Abraão creu que sua descendência seria grande como as estrelas dos céus e isso lhe foi creditado por justiça – “Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gênesis 15.6).

Abraão obedeceu a Deus quando esse lhe pediu seu filho em sacrifício – Gênesis 22. 1 – 3).

APLICAÇÃO

Tratando-se de escolhas em nossas vidas, precisamos escolher o bem, ser prudente, e ter duas certezas absolutas, crer e obedecer ao Senhor nosso Deus. Grande desafio. Grande previlégio.

PENSE NISSO!

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022