Artigo

ENSINOS IMPORTANTES NA CAMINHADA DA FÉ


15. Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante”.

Ao sair do Egito, após 430 anos de escravidão, o povo de Israel iniciaria uma caminhada da fé! Esse episódio histórico foi coroado com a travessia do Mar Vermelho. Depois de presenciarem os sinais extraordinários de Deus através das dez pragas, ainda tinham: “A Cereja do Bolo”; ou seja, passar a seco pelo Mar Vermelho (Ex 14. 21,22). Nada tão grandioso tinha acontecido com aquela nação. Eles estavam conhecendo e experimentando o poder do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e conhecendo o Senhor dos Exércitos, que luta pelo seu povo.

Os últimos dias foram tensos. A instituição da Festa da Páscoa e a morte dos primogênitos no Egito confirmaram o que Moisés vinha pregando: “Deixa meu povo sair e sacrificar no deserto”. O sacrifício do cordeiro, o sangue marcando os umbrais das portas, pães sem fermento, ervas amargas, sandálias nos pés e posição de sentinela, mostravam a necessidade de partir. Antes disso, despojar aos egípcios e sair com muitas riquezas – “Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens” (Gn 15.14).

Da experiência da passagem no Mar Vermelho temos três ensinos importantes. Vejamos:

A GLÓRIA DE DEUS

17. Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.18. Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros" Êxodo 14. 17,18.

Deus é o Senhor da história. Ele sabe de tudo o que vai acontecer com a humanidade. Desde que chamou Abrão e lhe mandou sair de sua parentela e ir para uma terra que o Senhor lhe mostraria; foi a partir de Abrão, que formou uma nação. Ele, o Senhor, já sabia da escravidão no Egito e também do livramento até a posse da terra prometida. Evidentemente que haveria um hiato de 40 anos no deserto, tempo pedagógico de Deus para cumprimento de seus propósitos.

Faraó era visto com um “deus” e o Egito possuía várias divindades. Deus foi glorificado em Faraó e em seu exército. Deus foi glorificado no cerco e conquista da cidade de Jericó. Deus foi glorificado na derrota de Senaqueribe durante o governo do rei Ezequias. Ele foi glorificado quando Josué e o “Novo Israel” passaram a seco pelo Rio Jordão.

Cada vez que Israel oferecia um sacrifício agradável ao Senhor como cheiro suave, Deus era glorificado (Nm 28.6). Até no relato da história da redenção da humanidade em Cristo Jesus, vemos o Cordeiro de Deus sendo entregue em sacrifício para a expiação de nossos pecados. Na morte sacrificial o Pai é glorificado e na ressurreição e vitória sobre a morte Jesus também é glorificado - Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. 2. Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste (João 17.1,2).

Amados colegas de ministério e irmãos em Cristo, temos vivido para a Glória de Deus?

DEUS LUTA POR SEU POVO!

13. Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem.14. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se".

Estamos conscientes desta verdade? Temos um Deus que tem prazer de lutar por nós! Vemos isto relatado nas páginas da Bíblia. Lutou com Abraão quando esse foi resgatar seu sobrinho Ló, vencendo o exército de Quedorleamer, rei de Elão, recuperando seus bens, mulheres e outros prisioneiros (Gn 14. 14 – 16). Lutou com Jacó, tocou em sua coxa, trocou seu nome e lhe deu outro patamar de vida espiritual e marcas proféticas/patriarcais. Lutou ao lado de Davi em tantas batalhas de Israel. E lutou ao lado de Moisés e Josué para vencer o Egito e às nações além do Eufrates.

No Novo Testamento, vemos a vitória de Deus sobre a morte, ao ressuscitar ao Senhor Jesus de entre os mortos (I Cor 15. 55 – 57). E a fé no Evangelho da salvação como promessa de vitória na vida espiritual - O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1 João 5.4).

O Senhor tem suas próprias estratégias de guerra. No caso da travessia do Mar Vermelho, vemos: o anjo do Senhor ficou entre Israel e o exército do Egito; a coluna de fogo iluminava a Israel para a travessia, e a coluna de nuvem que escurecia e atrapalhava os guerreiros de Faraó. Depois, os carros de guerra ficaram emperrados, algumas rodas caíram e os soldados egípcios perceberam que o Senhor lutava por Israel - E os egípcios gritaram: "Vamos fugir dos israelitas! O Senhor está lutando por eles contra o Egito" (Êxodo 14:25b).

Você tem percebido o agir de Deus em sua vida, ministério e família?

A CAMINHADA DE FÉ

15. Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.16. Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.

Israel, siga em frente. Marche! – em outra versão. É uma ordem militar. Deus, o general do seu povo e Israel, figuradamente seu exército.

Precisamos saber e estar decididos sobre nossa jornada. Para onde queremos ir? Israel, diante da tribulação e desafios, vacilou! Deixaram claro para Moisés que não estavam satisfeitos. Que preferiam ser escravos no Egito a morrer no deserto. Estar diante do Mar Vermelho, tendo o exército de Faraó em suas costas, levou o povo ao desespero. Já nem mais lembravam das maravilhas realizadas pelo Senhor enviando as dez pragas.

Quantos cristãos, muitas vezes, assim agem na caminhada da fé, voltando ao velho “Egito”; ao mundo de pecados, desprezando a nova vida oferecida por Cristo, vida em justiça e santidade.

O autor da carta aos hebreus vai escrever sobre os heróis da fé - Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. 40. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados (Hebreus 11.39,40).

Apesar de que depois de verem o juízo de Deus sobre o exército de Faraó, os Israelitas temeram - Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo (Êxodo 14.31). Contudo, conhecemos a sequência da história e sabemos que aquela geração que atravessou o Mar Vermelho não entrou na terra prometida, mas, por desobediência e falta de fé, pereceu no deserto.

CONCLUSÃO E APLICAÇÃO

Nossa caminhada de Fé exige confiança e determinação. Deus está conosco. Ele luta as nossas lutas. Ele nos faz vencer todas as batalhas. Vivamos então para a Glória do Seu Nome. Que nossa vida e ministério glorifiquem ao Senhor. Amem!

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 03/12/2022