Artigo

CARTA ÀS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES


“Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário” (1 Timóteo 5:18).


Antigamente o boi era usado para debulhar, ou seja, tirar a semente do grão ou de uma espiga ou da casca. O processo era bem artesanal, o animal pisava, e com o seu peso, conseguia separar a casca do grão. Para evitar que o animal comesse o grão, era lhe colocado uma amordaça. Deus, considerando que se tratava de uma crueldade com o animal, ordenou que o mesmo não fosse impedido de se alimentar, pois o esforço lhe dava o direito de desfrutar de seu trabalho.

O apostolo Paulo, em sua carta ao jovem pregador Timoteo, conhecedor das Escrituras, e com a intenção de orientar quanto ao cuidado com o sustento dos líderes da igreja, faz referência à lei que estabeleceu o direito do animal poder se alimentar do fruto de seu trabalho.

A intenção de Paulo é conscientizar a igreja de que é um direito do pastor viver do evangelho, ou seja, do fruto do seu trabalho. (1 Co 9.14 – “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho”).

Mesmo que por opção, Paulo tenha decidido não se tornar pesado para a igreja, lembrou, que nem todos lideres poderiam assim fazer.  Cabe salientar, que a decisão de Paulo, foi algo pessoal, e não um mandamento, até porque o Senhor não se contradiz em sua Palavra. Nenhuma igreja pode a seu bel prazer deliberar em não remunerar com um salário digno o seu obreiro, pois assim estaria contrariando o ensino bíblico. A igreja que não supre a necessidade de seu pastor está sendo infiel e retendo as bençãos do Senhor sobre ela.

A União dos Ministros Batistas Independentes é grata ao Senhor pelas igrejas Batistas Independentes que têm aplicado o princípio bíblico que nos ensina “que digno é o obreiro do seu salário” (1Tm 5:18). Algumas têm feito mais, pois, além da prebenda, se percebe que as igrejas também se lembram de seus líderes espirituais no dia do pastor, dia da esposa do pastor, aniversários etc.

Solicitamos que as igrejas continuem demonstrando desvelo para com seus líderes, bem como lhes oportunizando e custeando, dentro do possível, a participação das programações da denominação, tais como: congresso feminino, retiro das seccionais da UMBI, encontro de pastores, além dos eventos, a cada dois anos, promovidos em nível nacional:  retiro da UMBI, Assembleia da CIBI, MOBILIZA e CONAFEBI.

A diretoria da Igreja deve ter sensibilidade suficiente para poder averiguar as necessidades de seus pastores e lhes oferecer proventos suficientes para o bom desempenho do ministério local. Não podendo esquecer-se do 13º Salário, férias e 1/3 sobre as férias, bem como pagar o INSS para seu pastor. Recomendamos que o tesoureiro da igreja efetue o pagamento do INSS, e no final de cada ano entregue o carnê para o pastor.

Além disso, sugere-se que as igrejas paguem um fundo pastoral de 8% a 10% sobre a prebenda. Tal valor deverá ser depositado em conta especifica e o pastor somente poderá sacar a importância em caso de enfermidade grave ou quando entregar o pastorado da igreja.

Quanto aos pastores jubilados, solicitamos que lhes deem a devida atenção e honra, não esqueçam do tempo que dedicaram velando por suas vidas. Se possível, mesmo que este receba a sua aposentadoria, procurem abençoá-los mensalmente com um valor que caiba dentro do orçamento da igreja. Lembrem-se também das datas significativas, tanto dele, bem como de sua esposa. (Hb 13.7 – “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”).

Igrejas filiadas a nossa Convenção das Igrejas Batistas Independentes, façam com que os pastores, aqueles que velam por suas almas e que hão de dar contas, cuidem de vocês com alegria e não gemendo, pois isso não lhes será útil (Hb 13.7). Invista em seu pastor e família!

A União dos Ministros Batistas Independentes coloca-se à disposição das igrejas e pastores para auxiliar na implementação das sugestões acima. Certos de vossa compreensão.

Em Cristo,

Pr Paulo Giovani – Presidente da UMBI

Pastor/presidente da IBIB – Cachoeirinha/RS

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 05/06/2023