Artigo

AVIVAMENTO VERDADEIRO

Citamos a seguir dois expoentes evangélicos e suas definições sobre avivamento: Charles Finney disse: "Sem muita oração e lágrimas não há avivamento". E Ronaldo Lidório afirma: “Uma Igreja cheia do Espírito é uma Igreja missionária, proclamadora do evangelho e conduzida para as ruas, jamais enclausurada".

Este é um tema amplo e importante. O avivamento precisa acontecer individualmente e atingir o coletivo. Vai passar por busca constante de uma vida piedosa, na prática da oração, do conhecimento e compromisso com os mandamentos e no temor do Senhor como plataforma moral na condução das ações.

Como realizar este avivamento sem a presença e o agir poderoso do Espírito Santo? Impossível!

Deus Pai, Filho e Espírito Santo é um único Deus, mas as três pessoas desta triunidade têm missão diferente no plano de redenção. A missão do Pai foi enviar seu Filho para a salvação do homem (João 3.16). A missão do filho foi redimir o homem perdido através do ato de entrega voluntária na cruz do calvário, cumprindo sua missão de resgate (Gl 4.4,5). A missão do Espírito Santo é convencer o homem da sua necessidade de salvação (João 16.8-11). Mas tem muito mais; "Ele", o Espírito Santo é agente direto do verdadeiro avivamento no crente e na Igreja. Vejamos:

1. O Espírito Santo é garantia da presença de Jesus Cristo no crente.

Como pode uma pessoa crer em Jesus e não conhecer o Espírito Santo? Foi o que aconteceu a alguns discípulos em Éfeso (Atos 19), que creram no Senhor e receberam o batismo de João, mas ao serem questionados por Paulo sobre o Espírito Santo responderam: "Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo" (Atos 19:2).

Imaginem, irmãos, quantas pessoas ditas cristãs, convivem anos com sua religiosidade e, na verdade, não conhecem e nem têm intimidade com o Espírito Santo. Isto é terrível. O avivamento vem de uma experiência pessoal com o Espírito Santo, que conduz o salvo à pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Jesus Cristo na vida de uma pessoa sem o Espírito Santo é apenas o Cristo histórico, ou teológico, mas não pessoal. Agora, o Espírito Santo não age sozinho. Ele foi enviado pelo Pai e o Filho e sua missão fundamental é levar o não convertido a reconhecer Jesus Cristo como o Senhor e Salvador. O Espírito Santo não busca glória, sua missão é conduzir os crentes a reconhecerem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e darem glória ao Filho e ao Pai por tão grande salvação.

2. O Espírito Santo é o agente transformador na vida do crente.

É inegável que o transformar do pecador em nova criatura e a manutenção em seu processo de santificação é obra direta do Espírito Santo. É uma simbiose entre a ação da Palavra do Senhor na influência do Espírito Santo. Paulo afirma aos Coríntios: "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6).

Depois do dia de Pentecoste, com a vinda do Espírito Santo e a formação "oficial" da Igreja (Atos 2), houve um agir transformador do Espírito Santo na vida dos apóstolos. Não foi apenas o evento sobrenatural de falarem das maravilhas de Deus nas línguas dos povos vizinhos que se

encontravam em Jerusalém para a festa do Pentecoste (Atos 2. 9 - 11); mas o que acontece na sequência. Pedro, na autoridade do Espírito Santo, anuncia com coragem que o acontecido é cumprimento das promessas de Deus preditas pelo profeta Joel: "Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão" (Atos 2.16-18).

Então vejamos: aqueles homens outrora temerosos, inseguros, agora estão prontos em anunciar o evangelho.

O mesmo aconteceu com Saulo, que recebeu a visita e oração de Ananias, recuperando a visão para em seguida ser cheio do Espírito Santo. Em Atos 9.20 lemos: "Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus Cristo é o Filho de Deus". Que transformação, de perseguidor à arauto do santo evangelho. Aleluia!

3. O Espírito Santo é o poder de Deus na vida do crente.

Temos o texto clássico de Atos 1.8. Promessa da vinda do Espírito Santo trazendo poder. É o "dínamus" - grande explosão (de onde se origina o termo dinamite). É o que Deus quer, que o Espírito Santo provoque uma explosão dentro de nós e nos impulsione a pregar o Evangelho, a anunciar a salvação, a realizar as obras de caridade, etc.

Ser testemunha é muito mais do que entregar uma folheto evangelístico na rua, ou no ônibus, metrô, etc. Ser testemunha é um estilo de vida impactante. É ser literalmente embaixador de Cristo onde colocarmos a planta de nossos pés. É ser sal da terra e luz do mundo. É poder dizer como Paulo: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". (Gálatas 2.20)

No final de Atos 2, após uma pregação poderosa, 3.000 adentraram à fé sendo batizados. Tudo isso num só dia. Isto é avivamento, salvação de vidas. Em Atos 3 vemos Pedro cheio do Espírito Santo e cheio do poder de Deus para, em Nome do Senhor Jesus, curar um paralítico. E assim o testemunho dos apóstolos a respeito do evangelho se espalhou. Ninguém pode detê-los. Nem ameaças, nem prisão, nem açoites, eles simplesmente viviam por Cristo e pelo evangelho.

Para mim é significativo a afirmação de Paulo: "Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali, senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam. Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus (Atos 20. 22-24).

CONCLUSÃO - Portanto, resumindo:

Avivamento é a presença do Espírito Santo no crente, presença que transforma e que o capacita a pregar o evangelho.

Avivamento são vidas salvas em busca da santificação. É choro e arrependimento sincero. Avivamento é amar aos irmãos como Cristo amou sua Igreja.


Maranata, ora vem Senhor Jesus!

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022