Artigo

AS MULTIFACES DO NÃO!


“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’ ". Mateus 5:37a

Desde muito cedo, na infância, uma das primeiras palavras que a criança aprende é o NÃO! Na verdade, os pais falam mais Nãos aos filhos do que Sins. “Isso não pode! Não faça assim! Não toque nisso, naquilo! Não bata no seu irmão ou amiguinho”, e assim vai.

O sim e o não são antônimos, palavras opostas. Trata-se de um advérbio de afirmação e de um advérbio de negação, respectivamente. Antíteses: assim como amor e ódio; frio e calor, vida e morte etc. Apesar de serem ideias opostas e distantes, parece-nos que caminham muito próximas e que uma ou outra estão à espreita para ocupar o seu lugar no protagonismo da efêmera vida humana. Talvez seja por isso que Jesus advertiu: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’”! Esta é a valorização de nossa palavra.

Vejamos o NÃO em situações distintas, até mesmo apresentando faces interessantes:

  • 1 - Quando o não é sim e o sim é não!

Aparentemente, isso parece representar uma contradição. O sim nunca deve ser não e o não jamais deve se tornar sim. Mas temos até um exemplo bíblico que pode ilustrar esta ideia. Vejamos: 28.O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. 29. "E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de ideia e foi.30. "O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi. 31."Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. (Mateus 21.28-31).

Nesse caso, o SIM não foi sincero e o NÃO foi acompanhado de arrependimento e mudança de atitude.

Todos nós já caímos nesta armadilha de não conseguir cumprir uma palavra dada. Acontece, é humano! Que Deus nos ajude a sempre poder ser firmes em nosso SIM e NÃO também!

  • 2 - Aprendendo a dizer NÃO!

Esse é outro problema com que precisamos lidar ao longo da vida. Muitos de nós (incluo-me nesta lista) temos dificuldade em dizer NÃO! Na ideia de não magoar as pessoas, muitas vezes aceitamos o que nos pedem para fazer e nos comprometemos além das nossas possibilidades, somente porque não soubemos dizer o NÃO!

Jesus disse não para as tentações de Satanás no deserto! Também disse não à possibilidade de chamar miríades de anjos para socorrê-lo, quando estava sendo preso. Jesus disse não ao desejo popular de coroá-lo rei político em Israel e assim vai.

Precisamos aprender a dizer NÃO às pessoas que agem com segundas intenções, nos usando, sugando nossas energias e na hora de demonstrar amizade sincera são omissas. Saber dizer NÃO a tantas atividades seculares e eclesiais, sabendo equilibrar o tempo, as emoções e manter nossa dignidade pessoal e familiar.

  • 3 - Quando o NÃO vem de Deus.

Costumamos dizer que Deus tem três maneiras de responder nossas orações. SIM, NÃO OU ESPERE!

Nem sempre é fácil receber um NÃO de Deus. Se a pessoa for jovem ou imatura na fé, pode desanimar, frustrar-se e até brigar com Ele.

Um namoro que acaba. Uma demissão inesperada. O falecimento de um ente querido, por vezes, leva-nos ao questionamento sobre o porquê daquilo que aconteceu. Parece que, em certo sentido, foi um NÃO DE DEUS.

Davi recebeu um NÃO quando quis construir um templo. Mas Salomão recebeu um SIM para a mesma missão.

Moisés recebeu um NÃO quando quis entrar na terra prometida. Mas Josué e Kaleb entraram.

Paulo recebeu um NÃO sobre a retirada do “espinho na carne”, mas recebeu a GRAÇA consoladora.

Jesus recebeu um NÃO quando pediu para afastar o cálice de sofrimento, mas abriu oportunidade de redenção à humanidade.

Precisamos crer e entender que o NÃO de Deus é sempre preventivo e abençoador.

  • 4 - Quando o NÃO é um alerta importante.

Ao estudarmos os mandamentos de Deus vamos reparar que alguns deles vem acompanhados deste advérbio de negação. Na verdade, é um alerta, até mesmo um conselho do Criador desejando que nos afastemos do pecado para viver uma vida feliz e abençoada.

Vejamos estas cinco negativas: "Não matarás. 14. "Não adulterarás. 15. "Não furtarás. 16. "Não darás falso testemunho contra o teu próximo. 17.

"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença" (Êxodo 20.13-17).

Podemos repensar estes mandamentos sem a negativa e ficaria mais ou menos assim: Viva em Paz com seu semelhante. Ama com sinceridade sua esposa. Seja honesto e viva com o que é seu. Fale a verdade sobre seu irmão. Contente-se com seus bens materiais e seja feliz com aquilo que te pertence.

Contudo o NÃO dos mandamentos é pedagógico. Chama a atenção, traz um destaque para o assunto. NÃO, e pronto. Obedeça e viverás.

CONCLUSÃO

As multifaces do NÃO estão aí. Propomos uma reflexão sobre o assunto e que Deus nos ajude a viver o SIM, sem desprezar o NÃO!

Amém!

Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022