Artigo

ANTES DO SIM!

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14:28

Nobres colegas, membros de nosso União dos Ministros Batistas Independentes - UMBI, entendemos que somos chamados pelo Senhor, isto é resposta de oração. Pois o Senhor Jesus no evangelho de Lucas 10:2, revelou que o número de obreiros eram insuficientes para o trabalho devido a sua extensão. Ao mesmo tempo em que Jesus diz que há muito trabalho, Ele também dá a solução para este problema: “Rogai ao dono da Seara para que envie mais obreiros”. Então o meu chamado e o teu, são respostas de oração. Entre tantos no mundo Ele escolheu a mim e a você para esta tão nobre tarefa. Glórias a Deus!

Mesmo entendendo que somos chamados por Deus, precisamos tomar alguns cuidados antes de decidirmos pelo “sim” ao convite de uma igreja.

No texto de Lucas 14:28, o que mais nos chama atenção não são os recursos financeiros necessários, embora o sejam, mas sim os cuidados que se deve ter ao desenvolvermos tal tarefa. Ninguém acorda pela manhã e diz: vou construir uma torre!

O construtor de uma torre, precisa ter condições, projeto, planejamento e conhecimento, pois ninguém constrói uma torre na emoção, porque seu nome será reconhecido ou simplesmente porque uma vez construída, resultará em benefícios próprio.

Para edificar uma torre é necessário um projeto arquitetônico, este desenvolvido por um arquiteto, bem como um responsável técnico pela construção, no caso um engenheiro civil que fará com que o construtor siga a risca o projeto e todas normas técnicas para que a edificação não venha ruir ao longo do tempo.

Fazendo referência aos dois textos supracitados, chamo vossa atenção quanto há coisas básicas a serem observadas antes de dizer sim ao chamado para o pastorado de uma igreja.

Lembrando que para a edificação de uma torre precisa de: “Autorização, planejamento, condições e conhecimento”.

Ao assumir o pastorado de uma igreja, você deve levar em conta o que segue relacionado abaixo, assim evitará problemas futuros, tanto para sua família, bem como para a igreja.

Antes do sim o obreiro deve:

Estar convicto da direção de Deus. Não deve oferecer-se diretamente a igreja ou aceitar um convite porque vai atender seus anseios;

Procurar conhecer melhor a igreja, bem como suas normativas; (Estatuto, Regimento Interno, etc...);

Antes de permitir que seu nome seja encaminhado para assembleia, tire todas as dúvidas com a diretoria da igreja, quanto aquilo que a igreja poderá lhe oferecer para suprir suas necessidades, bem com a sua família. Deve ser lavrado em ata da diretoria; pois, salvaguarda tanto obreiro, bem como a igreja;

Esperar a carta da igreja oficializando o convite. Esta deverá ser homologada em assembleia, respeitando o previsto no estatuto da igreja para tal assunto. A decisão da assembleia deverá ser lavrada em ata, devidamente assinada pelo secretário e presidente. Obs: Mesmo que a igreja opte por não aprovar o nome encaminhado, a mesma deverá comunicar o candidato;

Uma vez aprovado, o obreiro deve agendar com a liderança da igreja o culto de posse. Deve ser um momento festivo para a igreja, obreiro sucessor e sucedido.

Desejo que estas recomendações sirvam de benção para o teu ministério nobre colega. No próximo mês publicaremos um artigo sobre cuidados quanto ao deixar o pastorado de uma igreja.

“O combinado não custa caro” (Pr Paulo Souza)

Pr Paulo Giovani Ferreira Pereira Presidente da UMBI

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022