Artigo

ADÃO E EVA: Lições para a posteridade!


Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". 27. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra" Gn 1.26-28

INTRODUÇÃO

A narrativa bíblica da criação tem como destaque a formação do ser humano. Diferentemente dos animais, ele fora criado à Imagem e Semelhança de Deus (Gn 1.27). Com capacidade de raciocínio e liderança, o homem foi chamado para ser administrador da natureza criada (Gn 1.28).

De Adão e Eva descendeu toda a raça humana. Eva se tornou mãe de toda a humanidade (Gn 3.20). Entre altos e baixos, a história bíblica destaca: a criação, a queda do homem (com entrada do pecado no mundo e suas consequências), e o anuncio de uma redenção que se completaria com a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, por ocasião da “plenitude dos tempos” (Gl 4.4).

Vejamos, resumidamente, LIÇÕES que essa história deixa como legado, ensino e alerta!

I- A CRIAÇÃO

Deus criou todas as coisas em seis dias, e no sétimo dia descansou (Gn 2.1,2). Há um destaque importante, enquanto havia trevas na face do abismo, pois o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn1. 1,2).

É constante a ação divina na criação. Deus fala, cria, declara, ordena e observa a criação formada, expressando sentimento sobre a mesma: “E Deus viu que ficou bom” (Gn 1.12c). Observemos alguns destaques da criação:

a) O Homem. Deus criou os astros (especialmente os luzeiros para o dia e a noite, o sol e a lua), a terra, o mar, os animais terrestres e marinhos, as plantas e árvores de todo tipo de alimentos saudáveis ao ser humano (Gn 2.9).

Depois criou o homem à sua Imagem e Semelhança (Gn 1.27 – texto supracitado). Isso muda tudo, daí porque o Senhor Deus vai em direção ao homem, tanto para ter comunhão diária com ele (Gn 3.8), como na perspectiva de uma futura redenção (Gn 3.15).

b) A mulher. Deus criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o folego de vida (Gn 2.7). Deus tirou uma costela de Adão e formou a mulher (Gn 2.22). Apesar da presença dos animais e do trabalho de administração, o homem estava só e Eva chega num bom momento para alegrar sua vida e para que ambos se “completassem” - Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada" (Gn 2.23).

c) A instituição do matrimônio. Deus institui o matrimônio a partir de Adão e Eva (Gn 2.24). Na vida íntima do casal não havia pecado, malícia, mas o projeto de Deus de abençoar a procriação humana e manter a continuidade da espécie (Gn 2.25).

II- AS OPORTUNIDADES

A vida é um tesouro recheada de oportunidades. Deus não criou o homem para a monotonia e marasmo. Viver, estudar, trabalhar, empreender, cultivar, desenvolvera ciência, são bênçãos à vida do ser humano. A criação traz seus destaques

a) Dar nome aos animais. Pedagogicamente, Deus dá a Adão a oportunidade de nomear os animais (Gn 2.19,20). Uma coparticipação no processo de administração da natureza criada.

b) Multiplicar-se. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se” (Gn 1.28). É uma bênção a família, os filhos (as), os netos (as). Esse processo do desenvolvimento familiar amadurece o ser humano e agrega valores relevantes à nossa história existencial.

c) Domínio sobre a criação. Encham e subjuguem a terra! “Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra" (Gn 1.28). O domínio significa desfrutar com discernimento (não somente explorar). O cuidado com a questão climática e ecológica é pauta necessária à todas as nações e povos, com destaque à COP – (A Conferência das Partes (COP – ConferenceoftheParties) é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992).

d) A Questão de Gênero. Estabelecidopor Deus na criação, não há dívidas, para o crente, sobre essa questão - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gn 1.27).

III- A QUEDA

O capítulo três do livro de Gênesis narra à queda do homem. A Bíblia ensina que a mulher foi enganada pela serpente (Gn3. 1 – 5). De uma maneira astuta e com requintes de engano (mentira), a serpente lançou dúvida sobre a Palavra dita por Deus ao primeiro casal.

Deixando de lado os detalhes do triste enredo da queda, certo é que a mulher comeu do furto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, e deu a seu marido, que também comeu. (Ainda que Paulo escreva a Timóteo – 2Tm 2.4- destacando que a mulher foi enganada e não o homem; fato é que ambos erraram).

IV- AS CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA

Imediatamente, após comerem do fruto que Deus proibira, seus olhos espirituais foram abertos - Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se (Gn 3.7).

Que triste desenrolar dos fatos! A terra foi amaldiçoada por causa do homem (Gn 2.17 – 19). Agora, do suor do rosto o homem buscaria sustento e sobrevivência. As dores de parto das mulheres aumentaram por causa de Eva (Gn3. 16). Ela seria dominada por seu marido, tendo seu desejo delineado. Infelizmente, em várias nações, as filhas de Eva ainda estão debaixo desse jugo. Graças a Deus, as mulheres crentes, que vivem no Evangelho da salvação, estão livres deste peso e podem viver uma vida igualitária ao lado de seu cônjuge!

A serpente passou a rastejar. Uma “visão profética” sobre Satanás e seus anjos prostrados aos pés do Salvador da Glória, Jesus Cristo, o Filho de Deus.

V- O PLANO DE REDENÇÃO

Houve inimizade entre a serpente e a mulher. Uma disputa, uma guerra espiritual. Na sua morte, Jesus é ferido pela serpente, e na sua ressurreição, Ele pisa na sua cabeça. Aí está a palavra profética de Gn. 3. 15 – “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar" (Gn 3.15).

CONCLUSÃO:

O homem não precisa continuar caído, preso e escravizado em seus pecados. Vivamos o Evangelho de Jesus Cristo que nos liberta. PREGUEMOS AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO!

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 15/01/2023