Artigo

A HISTÓRIA DE UM POVO

“Naquela noite o rei não conseguiu dormir; por isso ordenou que trouxessem o livro das crônicas do seu reinado, e que o lessem para ele. E foi lido o registro de que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos oficiais do rei que guardavam a entrada do Palácio, que haviam conspirado para assassinar o rei Xerxes. "Que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso? ", perguntou o rei. Seus oficiais responderam: "Nada lhe foi feito". (Ester 6.1-3)

Neste mês estamos dando destaque especial ao aniversário de 90 anos do nosso Jornal Luz nas Trevas. São longos e produtivos anos de história, desde a chegada dos missionários suecos, até a organização da Convenção Nacional, e posterior avanço para evangelizar também as regiões distantes de nosso humilde começo em terras gaúchas.

Apesar do avanço da comunicação e de outras maneiras de registrar e comunicar a história, como o Facebook, por exemplo, ainda o bom e velho Luz nas Trevas cumpre sua missão denominacional. O Jornal conta a história, registra e deixa arquivado os fatos para posterior pesquisa.

Foi através dos registros no livro de crônicas que Mardoqueu foi lembrado e homenageado, bem como livrou-se das intenções malignas de seu inimigo contumaz: HAMÃ! Providência divina suscitada da história registrada. O que seria de nós, se milhares de pessoas não tivessem investido tempo em escrever as histórias bíblicas, que hoje compilam nossa querida bíblia, livro abençoado, divinamente inspirado e escrito por homens de Deus?

Queridos pastores, realmente achamos a história denominacional relevante?

No mês de janeiro desse ano, o pastor Marcos Elias, presidente da CIBI, tomou posse como pastor titular da Igreja Batista Filadélfia em Água Rasa, São Paulo. Foi tirada uma foto dos pastores, colegas presentes, na cerimônia. Muito lindo a significativa representatividade denominacional nessa posse. Água Rasa merece estar de volta às páginas de nossa história, afinal faz parte da história de tantos pastores, entre eles este que vos escreve. Igreja missionária, envolvida a anos com a denominação, mas que, infelizmente, sofreu um“apagão denominacional” por alguns anos (isto também é história). Destaca-se nessa festa a figura de seu pastor emérito, Pedro Mendes, 93 anos, que tantos serviços prestou à denominação e que foi importante nesse período de transição pastoral. Deus abençoe o pastor Marcos Elias, família e toda a igreja em Água Rasa.

Fui visitar o colega Paulo Schultz em Xanxerê (SC) e fiquei impressionado com sua organização. Se você quiser saber sobre a história da igreja durante o seu pastorado, está tudo registrado, detalhadamente. Isso faz diferença. A igreja que faz história escrita com muitas mãos.

O Luz nas Trevas é o mais democrático espaço denominacional. Aqui, as igrejas postam seus eventos. Os departamentos da denominação têm espaço para divulgar seus trabalhos. Missões têm destaque especial. Espaço para testemunhos e homenagem especial aos guerreiros da fé que atravessam o Jordão rumo à nova Jerusalém.

Garanto aos irmãos, que para mim é uma honra escrever cada mês neste jornal. Como é bom viajar pelo Brasil e ouvir alguém dizer: “Leio sempre suas matérias”. Sempre conversamos, como Editora, no sentido de modernizar nosso Jornal, como deixá-lo mais atrativo, de maior efeito comercial, etc. Sim, o tempo passa, o mundo muda, tudo tem que ser melhorado, mas sem dúvida, o papel de nosso jornal é registrar nossa história.

Sofremos e nos entristecemos quando uma igreja cancela o seu pedido de Jornal ou de nossas Revistas de Estudo Bíblico, que são na verdade o elo de nossa identidade denominacional.

Amados colegas, pastores e pastoras, vamos desenvolver em nossas ovelhas o prazer de ler o Luz nas Trevas. Esta é uma missão dos pastores. Citando uma notícia na igreja, comentando um artigo. Por vezes, somos muito omissos com relação a divulgar nosso querido mensário.

É a história de um povo denominado Batista Independente. Parafraseando a frase que súditos diziam aos reis no passado: “Vida

longa ao Jornal Luz nas Trevas”.

Que o nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, seja exaltado através da obra relatada nestas linhas abençoadas!

DATA DA ATUALIZAÇÃO: 21/10/2022