Artigo

A ENCARNAÇÃO DO VERDO DE DEUS


E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.   João 1.14  Nova Almeida Atualizada

            Sem dúvida, um dos ensinos mais importantes das Escrituras diz respeito à encarnação de Jesus Cristo. No dia 17/07 a lição da RED na EBD, será estudado o tema “ENCARNAÇÃO E O ESPÍRITO SANTO: MISTÉRIOS REVELADOS, em que o Pr. Jeferson Turbay Braga expõe com clareza sobre esse tema. A encarnação do Verbo, da Palavra, (Na versão NVI), Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós (João 1.14a) é o maior milagre da parte de Deus ao homem. 

Numa perspectiva missiológica, o Pr. Evandro Doroteu, em seu livr o O MAIOR DE TODOS OS MILAGRES – Editora Getsêmani- 152pgs, aponta para a salvação em Cristo, como sendo uma dádiva de Deus disponível a todos. O que Deus fez pela humanidade enviando seu filho Unigênito para morrer na cruz do Calvário, derramando sangue para a purificação e perdão de nossos pecados, sem dúvida, deve ter a resposta positiva do homem, que, pela fé, pode crer e receber tão grande salvação. 

Vejamos alguns destaques sobre esse tema: A ENCARNAÇÃO DO VERBO DE DEUS.

A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA ENCARNAÇÃO

O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus (Lucas 1.35).

            Esse foi um acontecimento histórico extraordinário. Na verdade, já previsto pelos profetas do Antigo Testamento –“Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel” (Isaías 7.14).

            Depois, o anjo Gabriel (mensageiro de Deus) visita a jovem Maria dando-lhe a notícia - Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! 31. Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus (Lucas 1.30,31). Era uma notícia impactante que traria muitas responsabilidades àquele jovem. Mas como isso ocorreria? Foi exatamente a dúvida de Maria, que era virgem e estava desposada (prometida) ao seu noivo José. Gabriel então anuncia o sobrenatural de Deus, a visita poderosa do Espírito Santo – Lucas 1.35. 

            É muito linda a história da encarnação do Verbo de Deus. A visita poderosa do Espírito Santo gerando um ente santo em Maria, 100% homem e 100% Deus. Por isso... “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.14).

DEUS SE FEZ HOMEM

O segundo trimestre de 2022 a RED (Revista de Estudos e Discipulado), Série FUNDAMENTOS DA FÉ, traz o tema da teologia sistemática que estuda a doutrina do Espírito Santo – a Pneumatologia. Na página 16, da terceira lição já mencionada no início deste artigo, lemos: Deus se fez Homem! “Cristo é Deus por geração eterna ou filiação. O Espírito Santo é Deus por eterna procedência. Visto que procede do Pai e do Filho, participa da natureza de ambos” (MESQUITA 2015).

A Trindade representa um Santo Mistério. Um só Deus (fé monogâmica), porém três pessoas divinas. Não são pessoas no sentido humano, de carne e osso (exceto Jesus Cristo – que já tem corpo glorificado e possui lugar de honra a destra de Deus Pai – Rm8.34). A Bíblia diz que Deus é espirito – João 4.24; e, sabemos, que o Espírito de Deus sempre agiu na história da criação, no Antigo e Novo Testamento. 

Apesar da ideia de Deus como pai já existisse no Antigo Testamento - Não temos todos o mesmo Pai? Não fomos todos criados pelo mesmo Deus? Por que será então que quebramos a aliança dos nossos antepassados sendo infiéis uns com os outros? (Malaquias 2.10) –, ela  é consolidada na Nova Aliança, a partir do próprio ensino do Senhor Jesus, e isso fica claro na narrativa dos Evangelhos como nas epístolas e Atos dos apóstolos.

As três pessoas da Trindade Santa, são assim reveladas também na missão salvífica divina, onde o Pai em missão envia seu filho primogênito ao mundo; onde o Filho, Jesus Cristo, em missão se entrega em sacrifício salvífico na cruz do calvário; e, onde o Espírito Santo é derramado no  Dia  de Pentecoste para convencer o  homem deste maravilhoso plano de   salva- cão (João 16.6-13) Podemos então afirmar que, na encarnação do Verbo, Deus se fez homem. Aleluia!

NASCIDO DE MULHER

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, 5. a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos (Gálatas 4.4,5).

            Plenitude dos tempos. Quando o “kairos” de Deus se encontra com o “cronos” do homem. Plenitude dos tempos não em termos tecnológicos, de telecomunicações, computação, ciência espacial; dias de envio de satélites para orbitar a terra, emitindo sinais à terra, explorando o espaço com seus telescópios gigantes na busca de novos planetas e, quem sabe, possíveis seres viventes. 

Plenitude dos templos da história humana, quando o Verbo se fez carne, quando o poder do Altíssimo vem sobre Maria. Jesus nasceu de mulher. Jesus experimentou toda experiência humana de nascer, crescer, viver a infância, a adolescência, juventude e vida adulta. Sentir as dores e angústias da vida, contudo sem experimentar o pecado –“Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado” (1 João 3.5).

Nascido de mulher, com a missão de revelar  o  Pai - Ele perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? " (Lucas 2.49). E ainda - Ninguém viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu ao Pai (João 6:46); Eu e o Pai somos um" (João 10.30).

Nascido de mulher. O irmão mais velho de muitos irmãos (Rm 8.29). Da família de Deus. Nascido de mulher. Jesus amou Maria. Preocupou-se  com ela. Ao sofrer na cruz, também pode contemplar o sofrimento de Maria e disse a João –“Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho", 27. e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa” (João 19.26,27).

ORAÇÃO:

Obrigado, Senhor Jesus, por sua humanidade e divindade. Obrigado por seu amor, cuidado e ensino. Obrigado por nos revelar o Pai e nos enviar teu Santo Espírito, Amém!

Pr. Roberto Monteiro de Castro

DATA DA PUBLICAÇÃO: 04/11/2022